Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Secult-PE e Letrart formam parceria de apoio didático e pedagógico para alunos da rede pública

Por meio do projeto Semear, o objetivo é oferecer videoaulas de história da arte e literatura, além de distribuir livro didático com o conteúdo das aulas, a alunos de 50 escolas

A Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE), por meio da Coordenadoria de Literatura, firmou uma parceria com a Rede de Associados Letras & Artes (Letrart) para a realização do projeto Semear. A iniciativa teve o objetivo de dar apoio didático e pedagógico, através de vídeo-aulas de história da arte e literatura, e da distribuição de livro didático com o conteúdo das aulas, nos formatos papel e virtual, a alunos de 50 escolas da rede pública estadual de ensino. Os conteúdos estão disponíveis gratuitamente ao público no site www.culturanordestina.com.br/semear.

“Esta parceria tem um enorme potencial para a formação de uma rede de trocas de saberes, bem como possibilita uma forte interação e diálogo entre os artistas das letras e a comunidade escolar de Pernambuco, por meio dos seus estudantes”, destaca Gilberto Freyre Neto, secretário Estadual de Cultura de Pernambuco.

Participam da iniciativa as professoras Flávia Suassuna, Conceição Rodrigues e Salete Rêgo Barros. Alguns dos temas literários abordados nas aulas são: Quinhentismo: raízes e chegada; O que é literatura?; Barroco e Arcadismo; Barroco e os seus autores; Barroco e Padre Antonio Vieira; Romantismo e Realismo; Romantismo; Parnasianismo e Simbolismo; Pré-modernismo; Vanguarda Europeias; Gêneros textuais; Barroco e Gregório de Matos; Autores Pernambucanos: Raimundo Carrero; Carlos Drummond de Andrade (Modernismo); |Literatura e distopia; Machado de Assis; Machado de Assis – Missa do Galo; Sarau: A poesia contemporânea pernambucana; e Autores Pernambucanos – Ariano Suassuna.

O Semear está em fase final, na realização dos seus objetos e prestações de conta. Os recursos da parceria entre a Secult-PE e o Letrart são oriundos de uma emenda parlamentar do Deputado Estadual Wanderson Florêncio (PSC).

LETRART - Em funcionamento desde 5 de julho de 2012, o Centro Cultura Nordestina Letras & Artes foi reconhecido como Ponto de Cultura através da Portaria Nº 30, de 3 de maio, no Diário Oficial da União, pelo Ministério da Cultura em 2016. Trata-se de um espaço cultural independente e, além dos projetos e programas socioculturais desenvolvidos, tem como meta contribuir para o desenvolvimento das políticas públicas culturais brasileiras, sob a forma de gestão cultural, educação informal, criação de mais centros culturais, entre outros, caracterizando-se como uma proposta pioneira oferecida ao público adulto e infantil do Recife, a partir da identificação da carência de opções que contemplassem educação, arte e cultura num só lugar.

< voltar para Literatura