Secult-PE fortalece o intercâmbio da cultura pernambucana com outros países
Postado em: Secretaria de Cultura
Morgana Najara/Secult-PE/Fundarpe

O secretário Silvério Pessoa e os representantes do Consulado do Japão
Nesta quinta-feira (16), o secretário de Cultura de Pernambuco, Silvério Pessoa, recebeu representantes de dois países: o cônsul adjunto do Japão, Masami Ohno, e a assessora cultural, Satoko Nakamura; e a diretora do Instituto Cervantes, Rosa Sánchez-Cascado Nogales, representante da Embaixada da Espanha, com a bibliotecária da entidade cultural, Ana Paula Almeida. Os representantes desejaram felicitações de acolhimento e uma boa gestão.
Com a comitiva nipônica, Silvério trocou ideias sobre a Associação Cultural Japonesa do Recife e a Feira Japonesa, propostas de futuras parcerias em mostras de audiovisual, exposições e cultura geek, em especial o mangá realizado por jovens artistas da periferia.
A cultura popular encontrada no Agreste, no Sertão e na Zona da Mata de Pernambuco tem fortes traços, DNA, hereditariedade da cultura ibérica, que é revelada por meio de nossas brincadeiras, das festas tradicionais, da realidade, do cristianismo. Esse foi o pilar da conversa com as representantes do Cervantes. Com elas, Silvério vislumbrou possibilidades de parcerias nas áreas de religiosidade popular, mostras de cinema e artes visuais, intercâmbios de poesia e de uma trilogia envolvendo A Pedra do Reino (Ariano Suassuna), Dom Quixote de la Mancha (Miguel de Cervantes) e Os Lusíadas (Camões), com um núcleo de estudos e uma mostra dessas interseções sobre como a cultura pernambucana pode revelar traços dessas identidades.
