Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Secult-PE inicia processo de comodato do Teatro Valdemar de Oliveira

A Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) deu início às tratativas do processo de comodato do Teatro Valdemar de Oliveira ao Governo do Estado. Realizada nesta terça-feira (22), na sede da Secult-PE, a reunião com as representantes do equipamento cultural, Cristiana Oliveira e Patrícia Lobo de Oliveira, serviu para delinear os acordos que serão firmados entre as instituições.

A proposta inicial é que o Teatro Valdemar de Oliveira, pertencente atualmente ao Grupo Teatro de Amadores de Pernambuco, passe a ser gerido pelo Estado, num sistema de comodato, por um prazo de 19 anos. Isto é, até 2041, ano em que o Teatro de Amadores de Pernambuco (TAP) comemora 100 anos. Após esse período, será feita uma avaliação entre as partes envolvidas para verificar se haverá continuidade ou não do acordo firmado.

No período do comodato, além da reforma do equipamento, o Governo do Estado deverá transformar o espaço num centro de formação e memória, com cursos e oficinas. “Estamos em processo de negociação. A ideia é revitalizar o espaço para devolvê-lo ao público pernambucano”, disse Oscar Barreto, secretário de Cultura de Pernambuco.

ESPAÇO - Localizado na Boa Vista, o Teatro Valdemar de Oliveira é uma casa de espetáculos recifense pertencente ao Teatro de Amadores de Pernambuco. Com o nome de Nosso Teatro, foi inaugurado em 23 de maio de 1971, por Valdemar de Oliveira. Com a morte do seu idealizador e criador, em 18 de abril de 1977, o grupo teatral, em sua homenagem, mudou seu nome para Teatro Valdemar de Oliveira.

< voltar para Secretaria de Cultura