Secult-PE promove primeira edição do “Viva Cultura!” em Brasília Teimosa
Postado em: Formação Cultural | Secretaria de Cultura
Pri Buhr/Secult-PE/Fundarpe

De Olinda, o grupo Bongar se apresentará na primeira edição do projeto Viva Cultura!
A Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) realiza nesta quinta-feira (17), a partir das 9h, a primeira edição do projeto “Viva Cultura!”, na Escola João Bezerra, no bairro de Brasília Teimosa (Recife). O encontro cultural contará com oficina da arteterapeuta e fotógrafa Juliana Lombardi, bate-papo com a escritora Renata Santana e apresentação do Grupo Bongar.
A iniciativa é um conjunto de atividades transversais de cultura e educação, que visa aliar as variadas expressões culturais como ferramenta de conhecimento dentro do universo escolar. Para isso, além da parceria com outras secretarias estaduais (SEE, ADEPE, SETEQ e SDSCJ), o “Viva Cultura” conta com a experiência do projeto “Outras Palavras” que, desde 2015, vem desenvolvendo uma série de atividades com ênfase na Literatura e nos Patrimônios Vivos, nas comunidades escolares pernambucanas.
“É com imensa satisfação que a Secult-PE retoma as atividades nas escolas do Estado. Desta vez, o projeto ganha ainda mais força ao trazer outras linguagens para dentro das instituições de ensino, como gastronomia, audiovisual, música, fotografia e arte popular, num intercâmbio entre cultura e educação, que possibilite aos alunos uma nova ferramenta de conhecimento e, mais do isso, resinifique a própria experiência do espaço escolar”, diz o gerente de Políticas Culturais da Secult-PE, Renato Carvalho.
CONVIDADOS
Juliana Lombardi - Tem Pós-graduação em Psicologia Junguiana, com foco na prática clínica (Faculdade IDE), Pós-graduação em Arteterapia (TRAÇOS – Estudos em
Arteterapia), Facilitadora do SoulCollage, Curso técnico de Fotografia (SENAC) e Graduação em Comunicação Social – Jornalismo (UNICAP).
Renata Santana - É jornalista, escritora, bibliotecária, pesquisadora e mestre em Ciência da Informação pela UFPE. Publicou o primeiro livro em 2019, “Na terceira margem do agora” (Ed. Castanha Mecânica). Publicou textos em antologias como “O poema se chama política” (2021), “Quem dera o sangue fosse só o da menstruação” (2019), e “Abrigo” (2020). Publicou também o livro “O amor na 5ª série aos 30″ (Edições Macondo – Selo Cachalote). Em 2021 ganhou o 7º Prêmio Hermilo Borba Filho de Literatura (antigo Prêmio Pernambuco de Literatura), na categoria poesia, com a obra “A Mulher do Tempo”.
Grupo Bongar - É formado por seis pessoas, todos percussionistas e cantores que revezam os instrumentos como a alfaia, ganzá, abê, caixa, congas, ilu e tabicas. Os integrantes fazem parte da Nação Xambá, localizada em Olinda (pe). Realizam um trabalho de resgate e divulgação da cultura e religião da nação Xambá através de sua dança tradicional, o coco, e em seu mais recente trabalho, as giras de Jurema.
Serviço
Projeto “Viva Cultura!” – participações de Juliana Lombardi, Renata Santana e Grupo Bongar
Quando: 17 de novembro de 2022 (quinta-feira), às 9h
Onde: Escola Erem Joao Bezerra (R. Francisco Valpassos, s/n – Brasília Teimosa/Recife PE)