Segunda fase da Escuta Coletiva do Inventário Camaragibe já tem data marcada
Projeto incentivado pelo Funcultura realiza o registro das referências culturais que compõem o município
Postado em:
O Inventário Participativo dos Bens Culturais de Camaragibe realiza no dia 21 de dezembro sua segunda Escuta Coletiva. O evento acontece, a partir das 19h, no Cine-Teatro Bianor Mendonça Monteiro (Avenida Dr. Pierre Collier, nº 440, bairro Vila da Fábrica, Camaragibe-PE). O projeto tem o incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Secretaria Estadual de Cultura e Governo do Estado.
A segunda rodada de participação do Inventário Camaragibe tem o objetivo de reunir fazedores(as) de cultura e demais pessoas interessadas no patrimônio cultural de Pernambuco. A Escuta Coletiva é o momento em que também são confirmados e validados os resultados junto à comunidade para realização do ranqueamento das referências culturais mais votadas, que terão seus dados coletados e informações registradas em fichas de identificação.
Por meio da recuperação e valorização dos esforços comunitários o projeto Inventário Camaragibe (2ª fase) dá continuidade aos registros das referências culturais que compõem o município. Ainda por meio da decisão popular são eleitos dez novos bens culturais que, somados aos 15 outros bens da primeira fase, irão compo o site Patrimônio Camaragibe contendo novíssima publicação com conteúdos informativos dos bens. O projeto abarca o modelo decisório e participativo compreendendo o trabalho de campo, pesquisa documental, diálogo constante com as comunidades e a necessária divulgação dos resultados.
A 1ª fase do Inventário Camaragibe foi desenvolvida ao longo de 12 meses (2017-2018) quando foram identificados 134 bens culturais que são referências culturais para a cidade. Desses, 15 foram devidamente registrados tendo suas informações reunidas em fichas que compõem uma
publicação digital, em formato PDF, acessível a todas as pessoas interessadas no Instagram.
“O Inventário Camaragibe é uma das experiências participativas mais potentes que temos no campo do patrimônio cultural em Pernambuco”, afirma o proponente Cássio Raniere. “O interesse das comunidades em torno do reconhecimento e da valorização de suas práticas é algo transformador e requer atenção plena do poder público. O Governo do Estado está incentivando essa iniciativa por considerá-la potencialmente capaz de produzir a função social dos bens culturais de ordem material e imaterial. Agora o projeto, já habilitado, está concorrendo ao Prêmio Inventários Participativos 2023 do Instituto Brasileiro de Museus/Ibram.”
Cássio Raniere é antropólogo e cientista social, especialista em museus, produtor cultural com experiência em inventários, inventários participativos e políticas públicas voltadas ao campo da cultura. Atualmente é também conselheiro de Preservação de Pernambuco no âmbito da representação da sociedade civil.
ESCUTA VIRTUAL - O Inventário Participativo dos Bens Culturais de Camaragibe também realiza escutas virtuais. Por meio do formulário disponível on-line é possível acessar a escuta pública para seleção de mais dez bens culturais a serem registrados na 2ª fase do Inventário Camaragibe. Mais de 300 pessoas já contribuíram para a identificação e seleção dos bens que passarão pelo processo de pesquisa e registro.
