Semana do Patrimônio: Fundação Joaquim Nabuco está com três exposições virtuais
Postado em:
Tendo como grande homenageado o artista plástico e designer pernambucano Aloisio Magalhães (1927-1982), reconhecido internacionalmente pelas contribuições para a formatação de políticas públicas de preservação dos bens culturais do Brasil e uma programação com diversas ações, a Semana do Patrimônio da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), que será transmitida via YouTube pelo canal da instituição entre os dias 17 e 19 de agosto, montou três exposições virtuais com temáticas relacionadas à vida e à obra do homenageado da edição de 2020.
A primeira dela é a mostra “Presença de Aloisio – Um artista a serviço do patrimônio Cultural” que, com curadoria de Henrique Cruz, mostra a trajetória do designer pernambucano por meio de suas obras presentes nas coleções do acervo do Centro de Documentação e de Estudos da História Brasileira Rodrigo Mello Franco de Andrade (Cehibra), da Fundaj. Clique aqui e confira.
Já “Olinda viaja a Paris – O Álbum Olinda de Litogravuras”, com curadoria de Antônio Carlos Montenegro, apresenta as gravuras que Aloisio Magalhães levou a Paris, em 1982, para defender, numa reunião da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a inscrição de Olinda com um dos Patrimônios da Humanidade. O trabalho rendeu um álbum com 11 litogravuras, cada uma com 50×70 cm, que retratam a cidade como se estivesse num sonho. Clique aqui e confira.
Por fim, a exposição “Patrimônio imaterial: a consolidação das referências culturais brasileiras no Nordeste”, do coordenador-geral do Museu do Homem do Nordeste (Muhne), Frederico Almeida, promove uma “visita virtual” ao patrimônio cultural imaterial brasileiro, a fim de mostrar a sua diversidade e distribuição territorial. A mostra marca a comemoração aos 20 anos da promulgação do Decreto Nº. 3551/200, que instituiu o registro de bens culturais brasileiros de natureza imaterial. Confira abaixo:
Para mais detalhes, acesse: www.fundaj.gov.br.