Semana Santa em Bezerros terá a realização do festival Curta Na Serra
Mostra de Cinema ao Ar Livre acontece nos dias 20 e 21 de abril, reunindo também shows e outras atividades culturais
Postado em: Audiovisual
Juarez Ventura/Divulgação

O Curta Na Serra é uma realização da produtora Eixo Audiovisual com coprodução da Espiral Filmes. A segunda edição ocorre com patrocínio da Prefeitura Municipal de Bezerros e incentivo da Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco
Durante a Semana Santa, no próximo sábado (20) e domingo (21), o povoado de Serra Negra, há 9km de Bezerros, será palco da segunda edição do Curta Na Serra – Mostra de Cinema ao Ar Livre. O evento tem como objetivo oferecer cinema gratuito à população da região, com uma programação diversa de filmes independentes feitos no Nordeste, além de outras atividades e shows musicais.
O Curta Na Serra é uma realização da produtora Eixo Audiovisual com coprodução da Espiral Filmes. A segunda edição ocorre com patrocínio da Prefeitura Municipal de Bezerros e incentivo da Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco.
“Este festival vem para trazer possibilidades ao público do Agreste de se informar e se emocionar com a telona, sobretudo com os filmes feitos no Nordeste”, detalha Marlom Meirelles, diretor da Eixo Audiovisual, produtora que realiza o evento.
A edição 2019 traz o recorte de curtas-metragens nordestinos, abraçando a pluralidade de linguagens audiovisuais produzidas na região, como ficção, documentário, videoclipe, entre outras. A curadoria foi feita pelos produtores Marlom Meirelles, Eva Jofilsan e Amanda Ramos, que focaram em duas vertentes: No primeiro dia, 11 filmes trazem a temática da arte como resistência social e política; No segundo, sete filmes provocam reflexões sobre afeto e coletividade em tempos de ódio e intolerância.
Juarez Ventura/Divulgação

O Curta Na Serra traz também apresentações ao Polo Cultural de Serra Negra, reverenciando projetos de música autoral pernambucana e também espetáculos cênico
O recorte trata de temas como empoderamento feminino, a importância da arte para a construção da sociedade, a resistência da cultura e das boas tradições do Nordeste, além de respeito à diversidade sexual e de gênero. Ao todo, são cerca de 3h30 de programação audiovisual gratuita, exibida em telão ao ar livre no anfiteatro do Mirante de Serra Negra. A sessão do sábado (20) começa às 19h, e a do domingo (21) às 18h.
HOMENAGENS - No primeiro dia, a sessão de filmes começa com solenidade de abertura e uma homenagem à atriz Marcélia Cartaxo, paraibana que figurou em telenovelas e filmes nordestinos nas últimas décadas. No segundo dia, o artesão bezerrense Lula Vassoureiro, Patrimônio Vivo de Pernambuco, será agraciado por sua contribuição às artes plásticas, pela confecção de máscaras de papangu ao longo de sua vida.
Juarez Ventura/Divulgação

Ao todo, são cerca de 3h30 de programação audiovisual gratuita, exibida em telão ao ar livre no anfiteatro do Mirante de Serra Negra
SHOWS - O Curta Na Serra traz também apresentações ao Polo Cultural de Serra Negra, reverenciando projetos de música autoral pernambucana e também espetáculos cênicos. No sábado (20), após a sessão, a Som Na Rural recebe o projeto Corre-Campo, formado pelos artistas Marcello Rangel, Ágda Moura e Luiza Fittipaldi, com direito a festa com os DJs Clássico dos Clássicos. No domingo (21), a programação começa à tarde: às 16h tem o espetáculo “Histórias da Caixola”, com contação de histórias por Alexandre Revorêdo e Stephany Metódio; às 16h30 é a vez do espetáculo “TrupeÇando”, do palhaço Allan Barros; às 17h, o Som Na Rural recebe show da caruaruense Gabi da Pele Preta.
Juarez Ventura/Divulgação

Mostra de Cinema ao Ar Livre acontece nos dias 20 e 21 de abril, reunindo também shows e outras atividades culturais
ENCONTRO DO AUDIOVISUAL – A Casa das Flores será palco do Encontro do Panorama Nordeste, atividade paralela do II Curta Na Serra. Às 10h do domingo (21), um grupo formado por realizadores de filmes, mostras e festivais do Nordeste vai se encontrar para dialogar sobre o atual cenário de produção audiovisual da região, de forma a discutir entraves e potencialidades. Realizadores do Agreste também estarão presentes para intercâmbio de saberes, contemplando a realidade do cinema na localidade.
Serviço:
II Curta Na Serra – Mostra de Cinema ao Ar Livre
Sábado (20) e domingo (21)
Serra Negra – Bezerros/PE
Gratuito
Programação:
Sábado (20/04)
Panorama 1: Nossa Arma é o Cinema – Mirante de Serra Negra, 19h
Cerimônia de abertura;
Homenagem a Marcélia Cartaxo;
Exibição de filmes:
Ultravioleta (PB)
O Poeta do Barro Vermelho (AL)
Julian, Sem A, Sem O (PB)
Tempo Circular (PE)
Não Te Quero Mais Mizéra (PE)
Desyrrê (PE)
Impávido Colosso (PE)
Eu o Declaro Meu Inimigo (PE)
Quanto Craude no Meu Sovaco (PE)
Avalanche (AL)
Revólver (PE)
Shows – Polo Cultural de Serra Negra, 22h.
Som Na Rural recebe o projeto Corre-Campo: Marcello Rangel, Ágda Moura e Luiza Fittipaldi + DJ Clássico dos Clássicos
Domingo (21/04)
Encontro do Panorama Nordeste – Casa das Flores, 10h.
Shows e Espetáculos – Polo Cultural de Serra Negra, 16h.
Histórias da Caixola – Contação de histórias com Alexandre Revoredo e Stephany Metódio;
Espetáculo TrupeÇando, com o palhaço Allan Barros;
Som Na Rural convida Gabi da Pele Preta.
Panorama 2: Segura Minha Mão – Mirante de Serra Negra, 18h.
Homenagem a Lula Vassoureiro;
Exibição de filmes:
Família Tropa Trupe – O Circo Enquanto Vida (RN)
Guaxuma (PE)
Nova Iorque (PE)
Clandestino (SE)
Terra (PE)
O Som do Silêncio (BA)
Bala Perdida (PE)