Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Sertanejo celebra a 53ª Missa do Vaqueiro de Serrita

 

4750049284_799005faf4_k (1)

A governadora Raquel Lyra prestigia, neste domingo (23), da celebração 53ª Missa do Vaqueiro de Serrita, no Parque Municipal João Câncio. Um dos principais eventos do calendário religioso e profano do sertanejo nordestino, a festa teve início na última quarta-feira. O governo de Pernambuco está investindo R$ 1 milhão, por meio da Empetur. O secretário executivo de Cultura, Leo Salazar, participa da comitiva oficial, representando Renata Borba, presidente da Fundarpe e a Secretaria de Cultura.

A programação festiva da Missa do Vaqueiro prossegue neste sábado com Os Cinco de Jardim, Karynna Ferreira, Luan Cardoso, Fábio Sollon, Alcymar Monteiro e Priscila Senna. No último dia, apresentam-se Lorim Cantor, Pisadinha Show, Gustavinho e Haroldinho e Eric Land. O governo de Pernambuco está investindo R$ 1 milhão, por meio da Empetur.

A Missa do Vaqueiro celebra a memória  de Raimundo Jacó, primo do cantor Luiz Gonzaga, cujo corpo foi encontrado numa estrada e até hoje não se conhece  o assassino. O Rei do Baião transformou “a morte do vaqueiro” numa imortal, sobre a garra e a sina do homem sertanejo encourado gibão e chapéu de couro. Com o padre João Câncio e o poeta cantador Pedro Bandeira criaram a celebração no Sítio das Lajes, onde ocorreu o crime.

De acordo com a tradição, o início da celebração é dado com uma procissão de centenas vaqueiros a cavalo, que levam, em honras a Raimundo Jacó, oferendas, como chapéu de couro, chicotes e berrantes, ao altar de pedra rústica em formato de ferradura. A Missa do Vaqueiro é contextualizada através da pega de boi, do pastoreio do gado, temos o aboiador, o forró pé de serra, o artesanato, e a missa que é a maior expressão de fé do sertão, de acordo com Helena Câncio, diretora presidente da Fundação Padre João Câncio.

< voltar para Cultura popular e artesanato