Site reúne acervo de famílias do Bloco Banhistas do Pina
Postado em: Cultura popular e artesanato | Lei Aldir Blanc
Entra no ar, nesta terça-feira (20), a partir das 17h, a plataforma “Rua de Jangada – Memórias das famílias do Banhistas do Pina”, primeiro resultado de um projeto coletivo que se vincula às memórias do Carnaval do Recife e a preservação de informações sobre o frevo de bloco, sua diversidade e sua construção comunitária, organizado pelo o historiador Lindivaldo Junior. São mais de 100 fotografias, 40 marchas de blocos, catalogadas, biografia de compositores, troféus inéditos e recortes de jornais datados de 1932. O projeto foi contemplado pelos recursos da Lei Aldir Blanc em Pernambuco.
“É o depositário do acervo fotográfico carnavalesco de famílias vinculadas ao Bloco Banhistas do Pina, que com muito carinho preservam informações sobre suas histórias no carnaval do Recife”, explica o idealizador do projeto. São fotografias cedidas por Dona Julia (Julieta Leite – fundadora), da família de Ednaldo Torres (Dinado, ex vice-presidente – in memória), Laurentina Pereira (costureira e coralista, Lau – in memória). Do acervo de Severina Soares (costureira e coralista, Titinha – in memória), de Seu Vavá e Dona Lalá e demais membros da família Leite, Alexandra Leite, Edson Torres, Adeilda Cristina e de Penha Lima.
Além das fotos, no site disponibiliza um Caderno de Canções dedicadas ao Bloco Banhistas do Pina, um pouco da história dos compositores Luiz Faustino, Getúlio Cavalcanti, Marcelo Varela e outros. Matérias de jornais e fotografias de brincantes que ajudam a contar a história do bairro do Pina, e a salvaguardar a memória do Frevo e do carnaval do Recife.
LANÇAMENTO - Para falar desse trabalho, o historiador Lindivaldo Junior convidou Marcelo Renan, historiador e coordenador de Patrimônio Imaterial da Fundarpe para uma live que apresentará o site: www.ruadejangada.com. O bate-papo vai ser transmitido às 17h, no Instagram @juniorlindivaldoafro.