Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Tardes do 31º FIG tem programação para a família toda

A partir desta sexta-feira (21), diversos polos do festival abrem suas programações desde a manhã, com atrações de música, cultura popular, artes cênicas, fotografia, moda, cinema e muito mais

Foto: Costa Netp/Secult-PE

Foto: Costa Netp/Secult-PE

Os espetáculos circenses já são tradição nas tardes do FIG

O Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) é conhecido no Brasil todo pelas noites agitadas, mas depois da maratona de shows é importante descansar bem para renovar as energias e acordar pronto para a programação diurna do evento, que não fica atrás quando o assunto é diversão. Para quem já estiver pela cidade na manhã desta sexta-feira (21), por exemplo, o FIG já contará com boas atrações para curtir o sol e o friozinho da cidade com muita cultura. O dia começará na Avenida Euclides Dourado, onde fica o Pavilhão Galeria Galpão, que abrirá das 9h às 21h em todos os dias do festival.

Durante o período, os visitantes poderão conferir exposições de fotografia, artes visuais, design e moda. Entre os projetos que participam do espaço estão as mostras “Luz Quilombola – Castainho de Dentro pra Fora”, do fotógrafo Iezu Kaeru, e a inédita “Miró Eterno”, dos artistas Mozart Santos, Rafael Buda e Tiago Delácio. Essa última foi pensada exclusivamente para a programação do FIG 2023 e celebra a memória do poeta Miró da Muribeca, que este ano é homenageado na Praça da Palavra Luís Jardim. O Pavilhão conta também com exposições de moda, como a Desafio Criativo MMA, e receberá etapas de desfiles e ações formativas da linguagem, como o projeto “Moda Periférica by Mendx”, que terá roda de conversa com o estilista Marcelo Mendx.

Depois de passar pela Galeria, a pedida é dar uma esticadinha até o Parque Euclides Dourado, onde ficam os polos Cultura Itinerante e Figuinho, que também funcionarão a partir desta sexta, contando com atrações a partir das 14h e 15h, respectivamente. Na ocasião, o polo Cultura Itinerante promoverá os cortejos do Maracatu Leão de Ouro, do Reisado Inhanhum e do Bloco Afro Lamento Negro. Já o Figuinho, que é voltado para a criançada, terá apresentações do Mamulengando Alegria e da Trupe Patrimônio. Até o fim do festival, o público ainda poderá  participar do desfile de outros folguedos do Estado no primeiro polo, como a Quadrilha Mulabembes, o Caboclinho Canindé e o Bloco das Flores. No segundo polo, os pequenos contarão com muitas apresentações de mamulengos, dentre outros brinquedos populares como o Boi Faceiro e o Urso Mimoso de Arcoverde e até show infantil de Lucas dos Prazeres.

Artes circenses, literatura e cultura popular

Para reforçar ainda mais a festa da meninada, o polo da Lona de Circo Índia Morena estará armado a partir deste sábado (22), também no Parque Euclides Dourado, contando com espetáculos sempre às 14h e às 16h. Passarão por lá os patrimônios Vivos Alakazam e Índia Morena, além de companhias como Circo Mágico Alakazam, Gran Circo Puma e Disney Circo no Picadeiro com a Família Vidal.

No mesmo dia também será aberta a Praça da Palavra, cuja programação irá até o último dia do evento começando quase sempre às 10h, com contação de histórias para crianças, e se estendendo até a noite. De tarde, o polo contará com lançamento do livros, como a 4ª edição da publicação Patrimônios de Pernambuco: Materiais e Imateriais, com André Cardoso; debates, como o que acontecerá sobre a ligação de Clarice Lispector com o Recife, com os autores Clarice Hoffman e Greg; e recitais.

Outro polo cuja programação também começa neste sábado (22), com atrações que vão da manhã até o fim da tarde, é o Palco Ariano Suassuna, que fica no Centro Comercial de Garanhuns. Esse é o lugar ideal para quem gosta de brincar a cultura popular de Pernambuco, já que por lá se apresentarão vários Patrimônios Vivos de Pernambuco, além de outras agremiações emblemáticas do Estado, como são os casos do Maracatu Estrela Brilhante, Boi da Macuca, Cila do Coco, o boneco gigante Menino da Tarde e João do Pife e Banda Dois Irmãos.

Música instrumental, teatro, dança, gastronomia e cinema

Quem estiver buscando por shows e concertos musicais mais cedo também terá boas opções no final da tarde. O polo do Conservatório Pernambucano de Música (CPM), na Catedral de Santo Antônio, garantirá música erudita na programação do FIG a partir deste sábado (22), contando com apresentações a partir das 16h, como a do pianista Bruno Mota, além de outros nomes da música popular, como o Duo Rafael Marques e Júlio César e César Michiles e Transversal Frevo Orquestra. O polo Regionalidades, que fica no Teatro Luiz Souto Dourado, também abre na mesma data, começando sempre às 17h. A programação terá apresentações de artistas dedicados à música regional pernambucana como Rabecado, Banda de Pau e Corda e Quinteto Violado. A partir da quarta-feira (26), outra alternativa será o Polo Instrumental, que fica no Parque Ruber Van der Linden. A partir das 17h, o palco contará com shows de Mobile Jazz Band, Fábio Aladdin Trio, Roberto Lima e outros.

Embora a programação de teatro e dança aconteça principalmente à noite, os amantes das artes cênicas também devem ficar ligados nos horários dos espetáculos, pois muitos deles acontecerão à tarde, sendo a maioria das peças desse turno direcionadas para toda a família. É o caso do “Superespetáculo Bem Vindo às Ferias!”, que abre a Sala Cênicas, no CPC do Sesc Garanhuns, nesta sexta (21), às 15h. Outro destaque é a peça “Emaranhada”, que será encenada na próxima sexta-feira (28), às 16h, no Teatro Reinaldo de Oliveira (também na CPC), falando sobre empoderamento negro, com direção de Marcio Moura.

No mesmo endereço da programação de teatro fica também o Cine Jardim, onde acontecerá a Mostra Audiovisual do Festival de Inverno de Garanhuns. À tarde, a sala contará com sessões de curtas-metragens infantis, da Mostra Taquary e da Mostra Inhumas. Quem ainda quiser aproveitar o passeio ao CPC do Sesc de Garanhuns durante a tarde para saber mais sobre comidas e sua histórias, também será possível participar de debates sobre o tema no polo de Gastronomia e Cultura Alimentar que também ficará por lá a partir das 14h deste sábado (22) até a quinta-feira (27). A programação da linguagem prioriza a diversidade cultural dos fazedores de cultura alimentar tradicional e terá como destaques as participações de Iran Xukuru, com o debate “Kringó Kronengo – O Bom Comer Xukuru: alimento do corpo, mente e espírito” e a família de Dona Menininha, Patrimônio Vivo de Pernambuco e mestre em alfenim de Agrestina.

< voltar para Festival de Inverno