Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Teatro Marco Camarotti recebe curta-temporada do espetáculo “Mi Madre”

Contemplado pelos recursos da Lei Aldir Blanc em Pernambuco, o espetáculo “Mi Madre” faz uma curta temporada no Teatro Marco Camarotti (Sesc Santo Amaro), nos dias 2, 3 , 9 e 10 de abril (sábados e domingos), às 19h. Montagem solo, autobiográfica de dança-teatro, a peça foi criada pela artista Jhanaina Gomes para encontrar a si e a sua ancestralidade, seu clã de mulheres. Inspirada por imagens e histórias contadas durante sua infância, a artista remonta memórias de suas antepassadas alinhavando pontos de convergência entre a sua própria história, tecendo uma correlação de tensão entre o masculino e o feminino ferido no percurso de vida dessa linhagem de mulheres negras.

O trabalho consiste em romper o silenciamento, a violência doméstica e psicológica, o racismo, as relações amorosas abusivas e a solidão vivenciada por essa e por tantas outras ancestralidades de mulheres negras. A obra propõe entrecruzar e dar luz às narrativas como um processo de cura e honra para as que vieram antes de nós, assim como para as que virão.

“Estreado em 2019, ‘Mi Madre’ vem trilhando lindos caminhos com sua participação nos eventos culturais da cidade, se fazendo necessário diante da identificação do público com sua narrativa, tendo grande adesão com mulheres negras e afro-indígenas que se reconhecem nas memórias dançadas por mim em cena”, diz Gomes sobre o espetáculo.

BILHETERIA - Os ingressos custam R$ 20 (meia-entrada) e R$ 40 (inteira) e estão disponíveis no Sympla (www.sympla.com.br/evento/mi-madre/1528333). Há ainda o ingresso social de meia-entrada para quem levar dois pacotes de absorventes ao teatro. A iniciativa tem parceria com o projeto social “Absorvente das Manas”, que visa arrecadar absorventes e calcinhas para pessoas em estado de vulnerabilidade social e cárcere.

ATIVIDADE FORMATIVA - Nessa temporada no Teatro Marco Camarotti, haverá a oficina “Ritos de retorno: por uma dramaturgia corporal da memória e ancestralidade”, que será ministrada por Jhanaina, no dia 9/4 (sábado), das 9h às as 12h. Baseada no caminho trilhado Gomes para a construção do espetáculo “Mi Madre”, realização cênica que aborda acontecimentos e processos de cura a partir da revisitação da jornada de suas matriarcas, a oficina se propõe a abrir espaço para a criação de uma escrita dramatúrgica a partir das experiências de vida de cada integrante. As inscrições são gratuitas e feitas pelo link: docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeTEZ-wI05098yaswedhPYYeqe-KpjlEcWo1veeR3kwJgn3ZQ/viewform. Mais informações pelos perfis do Instagram: @eujhanainagomes e @mimadre.espetaculo.

< voltar para Lei Aldir Blanc