Torre Malakoff retoma o Observatório Astronômico aos domingos neste fim de semana (8)
Atividade gratuita acontecerá semanalmente, sempre das 16h às 20h, com inscrições feitas no local a partir das 15h40
Postado em: Espaços culturais
Está de volta uma das atividades mais procuradas da Torre Malakoff, equipamento cultural gerenciado pela Secult-PE/Fundarpe: o Observatório Astronômico dominical. Os curiosos sobre os corpos celestes visíveis da Terra poderão novamente observar o céu a partir de equipamentos adequados já a partir deste domingo (8), no terraço localizado no topo do espaço. Os visitantes receberão acompanhamento de integrantes do Grupo de Pesquisa Desvendando o Céu Austral, vinculado ao Departamento de Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
A entrada é gratuita. Para participar da programação, que acontece das 16h às 20h, é preciso apenas se inscrever no local, a partir das 15h40 do dia da visita. O acesso ao observatório acontece em grupos de 20 pessoas, para garantir que todos terão acesso aos equipamentos e às explicações dos orientadores. As visitas duram 30 minutos, por grupo.
EXPOSIÇÃO
Com o retorno à programação normal na Torre Malakoff, que precisou ser fechada por alguns dias por causa do Carnaval e de uma pequena reforma, também está reaberta ao público a exposição “O tempo e a Torre”. A mostra fica localizada no térreo do equipamento e apresenta, de maneira resumida, a história daquele espaço.
O conteúdo disponível é um recorte da primeira exposição realizada na torre, em 2000, intitulada “Por que Malakoff?” e organizada pela curadora Betânia Corrêa de Araújo com base em peças dos acervos do Museu do Estado de Pernambuco (também gerenciado pela Secult-PE/Fundarpe), Fundação Joaquim Nabuco e Museu da Cidade do Recife. O acesso é gratuito.

