Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Trup Errante, de Petrolina, realiza intercâmbio artístico em Petrópolis (RJ)

A vivência acontece de 16 a 30 de junho, com o incentivo do Governo de Pernambuco, através do Programa Nacional Aldir Blanc (PNAB)

Trup Errante, de Petrolina, realiza intercâmbio artístico em Petrópolis (RJ) com incentivo da PNAB Pernambuco

Trup Errante, de Petrolina, realiza intercâmbio artístico em Petrópolis (RJ) com incentivo da PNAB Pernambuco

A Trup Errante, grupo de teatro de Petrolina (PE), está em Petrópolis (RJ) participando de um intercâmbio artístico com o Teatro Circense Andança, referência na cena cultural fluminense com mais de 30 anos de trajetória. A vivência acontece de 16 a 30 de junho, com o incentivo do Governo de Pernambuco, através do Programa Nacional Aldir Blanc (PNAB), e tem como proposta promover trocas criativas entre os dois grupos com oficinas, rodas de conversa, práticas de cena e debates sobre produção cultural, arte e sustentabilidade.

Focado nas trocas de experiências culturais, o intercâmbio Teatro dos Interiores do Brasil reúne artistas e saberes com o objetivo de valorizar a cultura produzida em diferentes regiões do país. Entre os temas abordados ao longo dos dez dias de encontro, a Trup Errante e o Andança abordarão as práticas e metodologias relacionadas ao fazer teatral, a exemplo de técnicas de palhaçaria e teatro físico; criação coletiva e pesquisa de linguagem; atuação em espaços públicos e alternativos; além de estratégias de circulação e formação de público.

Nascida em 2006, a Trup Errante é um grupo de teatro independente do Sertão pernambucano. Seus trabalhos misturam palhaçaria, com foco no Teatro, dialogando com o audiovisual e as artes visuais. Com mais de 15 montagens, seus espetáculos incluem seis textos autorais, sendo três adultos e outros três infantis, e investigando narrativas que se desdobram de Shakespeare, Nelson Rodrigues a Sylvia Orthof, passando pelos autores ribeirinhos do Vale do São Francisco.

De acordo com o diretor Thom Galiano, o Teatro Circense Andança está entre as principais referências para a criação da Trup Errante e amadurecimento dos trabalhos ao longo da trajetória do grupo. “O Andança foi nossa primeira escola de teatro, mesmo que à distância. É um grupo que a gente admira profundamente pela forma afetiva e comprometida com que faz arte. Estar com eles agora, depois de tantos anos de caminhada, é reencontrar uma parte da nossa origem artística, uma família, já que sou sobrinho do diretor Madson José, que integra o Teatro Circense Andança”, afirma Galiano.

Além do aprofundamento da relação entre os dois coletivos de teatro, o intercâmbio aprofunda o contato entre diferentes regiões geográficas do Brasil. “Vemos com muita alegria e importância a realização desse intercâmbio com a Trup Errante. Trata-se de um espaço fértil para o compartilhamento de saberes, que amplia nossa visão sobre as demandas do teatro de grupo e do trabalho coletivo”, destaca Madson José.

Apresentações gratuitas - O grupo pernambucano permanecerá em Petrópolis até o final de junho. A programação do intercâmbio também inclui dois momentos abertos ao público com entrada gratuita. No dia 23 de junho, acontece o “Palavras Andantes”, um encontro com contação de histórias, músicas e poesia, seguido de um bate-papo entre os grupos. Já no dia 24, será apresentado o espetáculo infantil “As Três Guardiãs das Lendas”, que celebra o imaginário ribeirinho e três grandes mestras da cultura de Juazeiro (BA): Bebela, Dona Betinha e Maria Franca Pires.

< voltar para Artes Cênicas