TV Universitária exibe “Artistas da Sé”, série documental sobre artesãos olindenses
Postado em: Audiovisual | Cultura popular e artesanato | Lei Aldir Blanc
A TV Universitária, afiliada da TV Brasil em Pernambuco, exibe a série “Artistas da Sé”, a partir do próximo dia 19 de dezembro (segunda-feira). Produzidos com os recursos da Lei Aldir Blanc em Pernambuco, os três episódios apresentam a trajetória de artesãos que usam como ateliê a calçada do famoso mirante do Alto da Sé, em Olinda. A direção e roteiro são do jornalista Leokarcio Cavalcanti, criador do perfil do Instagram @anfitriaodeolinda, que foi a primeira janela de exibição da série.
No primeiro episódio, é contada a história da artesã Marta Alessandra, mãe solteira, que mora na periferia de Olinda. Todos os dias, ela sobe o Alto da Sé para expor seus quadros pintados a mão, retratando a paisagem exuberante da cidade, com casas coloridas, o verde das árvores, o mar e o farol, além de ilustrações que trazem personagens tradicionais do carnaval, como os famosos “palhaços de Olinda e a “la ursa”.
O segundo episódio retrata o artesão Arthur Luiz, que reutiliza madeira de demolição, a exemplo de janelas e portas antigas, entalhando nelas rostos de pessoas negras, além de personagens do carnaval, em noites de luar. A inspiração de Arthur vem das próprias memórias afetivas, que desde criança, foram se construindo nas vivências em mercados de artesanato, ateliês e carnaval.
Por último, o terceiro episódio traz a história de luta e superação do artesão Paulo César, o Paulinho, ou Rasta da Sé. Sua arte são verdadeiros cenários de Olinda esculpidos detalhadamente na casca do cajazeiro. As casas coloridas, as igrejas, as ladeiras, as escadarias, os coqueiros, o farol, tudo é minuciosamente representado na madeira. É com a arte que Paulinho sustenta a casa, os filhos, numa rotina de décadas, subindo a pé as ladeiras da cidade, levando sua mercadoria num carrinho de mão, até o Alto da Sé, onde tudo fica exposto, até o final da tarde.
A trilha sonora de abertura da série é “Coco das Flores”, de Juba, cantor e compositor da nova geração, filho de Alceu Valença. A música faz uma sintonia perfeita com as imagens da paisagem de Olinda, cidade que agora em dezembro comemora 40 anos de recebimento do Título de Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
Serviço
Série Artistas da Sé
Exibição: TV Universitária / TV Brasil (canal 11)
Episódio 1 – Marta Alessandra: 19/12 (segunda-feira), na faixa das 19h50 às 20h05
Episódio 2 – Arthur Luiz: 21/12 (quarta-feira), na faixa das 19h50 às 20h05
Episódio 3 – Paulo César: 23/12 (sexta-feira), na faixa das 19h50 às 20h05
