Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

UFPE concede título de Doutor Honoria Causa ao Mestre Pirajá

Costa Neto/Secult-PE/Fundarpe

Costa Neto/Secult-PE/Fundarpe

Aos 72 anos, mestre Pirajá é um dos grandes nomes da capoeira pernambucana

Uma das referências da historicidade da capoeira de Pernambuco, Marcondes Luiz Ferreira da Silva, o mestre de capoeira conhecido como Pirajá, vai receber, no próximo dia 31 de maio (terça-feira), às 16h, o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A cerimônia acontecerá de maneira presencial, no Auditório João Alfredo, no prédio da Reitoria (Campus Recife). A honraria é concedida a personalidades eminentes, com contribuições para o progresso da universidade, da região ou do país, ou que se distinguiram por sua atuação em favor das ciências, das letras, das artes ou da cultura em geral.

Considerado um dos mais experientes do estado – além do mais antigo vivo, com 72 anos de idade – é mestre de importantes referências da capoeira de Pernambuco, como mestre Espinhela e mestre Barrão, signatário de um dos maiores trabalhos nacionais e internacionais com a capoeira.

Mestre Pirajá contribuiu também para o desenvolvimento de um método específico de ensino da capoeira com a inclusão de conteúdos próprios, denominado Capoeira Pernambuco. Além disso, a honraria vem reconhecer a sua participação no desenvolvimento do conhecimento sobre a capoeira no âmbito da academia, inclusive na UFPE, por meio da sua atuação em projetos de extensão de formação de crianças e jovens da periferia na arte da capoeira.

A indicação do mestre à honraria foi uma iniciativa do professor Henrique Gerson Kohl, vinculado ao Departamento de Educação Física (DEF) do Centro de Ciências da Saúde (CCS).

< voltar para Cultura popular e artesanato