Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Últimos dias de inscrições para a convocatória de formação em arte e cultura do 31º FIG

Os interessados poderão se inscrever gratuitamente até o dia 22 de maio deste ano, por meio da plataforma do Mapa Cultural de Pernambuco (www.mapacultural.pe.gov.br)

Arthur Marrocos/Secult-PE

Arthur Marrocos/Secult-PE

Uma das novidades da convocatória desse ano é a inclusão de manifestações artísticas oriundas das culturas periféricas, tais como hip hop, grafitti, brega-funk e passinho

A convocatória nacional de formação em arte e cultura do 31º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), parte importante da programação do FIG, segue com inscrições abertas até o dia 22 de maio deste ano. Os interessados em submeter suas propostas poderão se inscrever gratuitamente, por meio da plataforma do Mapa Cultural de Pernambuco (www.mapacultural.pe.gov.br/oportunidade/1009). Serão aceitas inscrições no formato de oficinas, workshops, rodas de conversas, palestras e seminários que desejem participar do festival.

Promovido pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), a 31ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns está prevista para acontecer em julho de 2023, na cidade de Garanhuns (Agreste de Pernambuco).

As atividades formativas buscam promover o acesso às políticas públicas culturais no Estado, principalmente no que se refere às ações interseccionais à educação, aos direitos humanos e à cidadania.

Jan Ribeiro/Secult-PE

Jan Ribeiro/Secult-PE

31ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns está prevista para acontecer em julho de 2023

Poderão apresentar propostas pessoas físicas ou jurídicas, de todo território nacional ou que possuam residência fixa no Brasil, que comprovem atuação em atividades formativas e artístico-culturais. No ato da inscrição, o proponente já deverá indicar as necessidades técnicas e de infraestrutura para realização de sua atividade formativa.

Para ter a sua proposta validada, o proponente deve estar cadastrado no Mapa Cultural de Pernambuco, como agente individual, preencher obrigatoriamente os campos e anexar arquivos em PDF ou link (acesso público), contendo a documentação solicitada na convocatória.

NOVIDADES - Uma das novidades da convocatória desse ano é a inclusão de manifestações artísticas oriundas das culturas periféricas, tais como hip hop, grafitti, brega-funk e passinho. Essas manifestações fazem parte de um dos eixos temáticos do edital, cujas atividades de formação poderão ser inscritas a partir dos segmentos artísticos e áreas especificadas no certame.

As propostas de formação deverão ser oferecidas a partir dos seguintes segmentos artísticos e áreas: artes circenses, artes visuais, audiovisual, cultura popular, dança, design e moda, fotografia, gastronomia, literatura, música, patrimônio cultural, teatro, artesanato, comunicação, produção e gestão cultural. Elas precisarão se relacionar aos seguintes eixos temáticos: expressões culturais da periferia; cultura popular e tradição; cultura, direitos humanos e cidadania; e economia criativa.

Arthur Marrocos/Secult-PE

Arthur Marrocos/Secult-PE

Podem se inscrever iniciativas no formato de oficinas, workshops, rodas de conversas, palestras e seminários que desejem participar do Festival de Inverno de Garanhuns

“As oficinas deixam um legado importante para a cidade e também para o público que circula no FIG. É uma forma lúdica de oferecermos troca de conhecimento e experiências. Neste ano, incluímos as manifestações culturais da periferia, que é um olhar especial da nossa gestão”, diz o secretário estadual de Cultura, Silvério Pessoa.

“Convidamos os representantes de todas as linguagens para participar das atividades formativas. Esse momento será uma grande oportunidade para captar saberes e transmiti-los adiante, num intercâmbio de conhecimento artístico-cultural”, diz Renata Borba, presidente da Fundarpe.

HABILITAÇÃO - O processo de habilitação e classificação das propostas inscritas será realizado em duas etapas: análise documental e de cadastros, que consiste no cumprimento da formalidade na entrega dos documentos solicitados pelo edital; e análise das propostas de atividades de formação artístico-cultural, na qual será feita uma avaliação de conteúdo.

Todo esse processo avaliativo seguirá os critérios norteadores previstos na convocatória e será realizado por comissões avaliadoras, designadas para esse fim, compostas por profissionais com reconhecido conhecimento e experiência na área.

Para mais informações, dúvidas e outros esclarecimentos, o contato disponibilizado é o endereço eletrônico: gedh@secult.pe.gov.br, vinculado à Gerência de Educação e Direitos Humanos da Secult-PE.

A listagem com as propostas classificadas na análise artístico-cultural será disponibilizada no Mapa Cultural de Pernambuco e no Portal Cultura.PE (www.cultura.pe.gov.br).

Clique aqui confira o edital e anexos do Edital Nacional de Formação do 31º Festival de Inverno de Garanhuns.

< voltar para Festival de Inverno