Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Usina de Arte oferece oficinas musicais gratuitas para estudantes

Divulgação

Divulgação

Entre os oficineiros, constam nomes como Pepe Jordão (foto acima), Juliano Holanda, Renata Rosa e Tarcísio Resende

Entre os dias 18 e 21 de março, a Escola de Música e a Biblioteca da Usina de Arte serão palco da primeira fase do projeto “O Solo da Arte”, uma série audiovisual de três episódios com oficinas musicais, cujas gravações acontecem de forma real com jovens do entorno da Usina Santa Terezinha. Executadas pelo Festival Arte na Usina, as atividades terão como ponto de culminância performances nas obras do acervo do museu.

Ao longo dos quatro dias, os estudantes poderão vivenciar as oficinas de Iniciação à arte do DJ (com Pepe Jordão); Composição Musical (com Juliano Holanda); Canto – o impulso na voz e no corpo (com Renata Rosa); e Percussão com Material Reciclável (com Tarcísio Resende). As inscrições, gratuitas, ainda podem ser feitas pelo e-mail: osolodaarte.usina@gmail.com. A ação formativa está sendo possibilitada por meio do Prêmio Funarte de Festivais de Música 2021 – via Funarte/Governo Federal.

Sobre a Usina de Arte - Instalado onde funcionou a Usina Santa Terezinha (maior produtora de álcool e açúcar do Brasil nos anos 1950), na cidade de Água Preta, Mata Sul de Pernambuco, projeto Usina de Arte conecta arte, cultura e meio ambiente, criando um museu de arte contemporânea ao ar livre, dentro de um Parque Artístico Botânico. Nele, estão instaladas quase 40 obras de nomes como Geórgia Kyriakakis, Saint Clair Cemin, José Spaniol, Juliana Notari, Denise Milan, José Rufino, Flávio Cerqueira, Bené Fonteles, Hugo França, Paulo Bruscky, Marcelo Silveira, Liliane Dardot, Marcio Almeida, Frida Baranek, Artur Lescher, Carlos Vergara, Júlio Villani, Iole de Freitas e Vanderley Lopes.

Em meio a um trabalho de reflorestamento com cerca de 10 mil plantas de mais de 600 espécies, em uma área de mais de 33 hectares, o Parque Artístico Botânico é eixo central da iniciativa que irriga outras ações de desenvolvimento para a criação de estruturas para geração de renda e valor para a comunidade de 6 mil moradores no entono do projeto. São exemplos a escola de música, biblioteca e centro de conhecimento público com mais de 5 mil títulos, FabLab com terminais de computadores conectados à internet, impressoras em 3D e cortadora a laser para projetos da comunidade, além de parceria com as unidades escolares no apoio de novas práticas pedagógicas.

O objetivo é estimular o turismo, e a consequente atividade econômica na região da Mata Sul de Pernambuco por meio do estímulo ao empreendedorismo na localidade, que viu nascer em seu entorno um total de dez restaurantes, pousada, pesque-e-pague, centro de artesanato, guias para passeios ecoturísticos, camping e a cultura de hospedagens domiciliares.

Recentemente, o parque recebeu as obras “Banquete da Terra” da artista paulista Denise Milan, e “Nadir quase uma ilha” e “Athar”, do brasiliense Tulio Pinto. Nos próximos meses, a Usina de Arte terá como novidade as instalações “Paisagem”, de Regina Silveira e “Campo da Fome” de Matheus Rocha Pitta.

< voltar para Formação Cultural