Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Versos e música do Em Canto e Poesia em CD

Grupo de São José do Egito lança seu primeiro álbum nesta quinta (11) e sexta (12), no Teatro de Santa Isabel

por Leonardo Vila Nova

De São José do Egito para o Recife, bons ventos soprarão músicas e rimas, irmanadas através dos versos e melodias do grupo Em Canto e Poesia. Eles aportam na capital pernambucana para o lançamento do seu primeiro CD, com shows nesta quinta (11) e sexta (12), às 20h, no Teatro de Santa Isabel (Santo Antônio). Na ocasião, eles gravam o primeiro DVD ao vivo, que será lançado em janeiro de 2015. O show contará com várias participações especiais, como Bia Marinho, Lirinha, Tonfil, Anchieta Dali, Vates e Violas, Deco do Trombone, Nuca e Vinícius Sarmento, entre outros.

Costa Neto/Secult-PE

Gestado despretensiosamente, o Em Canto e Poesia tem seu embrião fecundado em 2005, a partir da junção das rimas de Antônio Marinho e do violão de Greg Marinho, irmãos de sangue e de arte. Posteriormente, juntou-se a eles o caçula, Miguel, que assumiu o pandeiro e vocais, a partir de 2009, e, de lá pra cá, vêm encantando todos os públicos por onde passam. Crias de uma dinastia de poetas que vêm passando de pai para filho o dom de encantar o mundo pela cadência das palavras, eles têm na árvore genealógica a motivação maior para endossar a máxima: “Quem sai aos seus não degenera”. São bisnetos de Antônio Marinho, poeta do século XIX, e netos de Lourival Batista, o Louro do Pajeú, figura mítica que marcou história na região. Os três são filhos da cantora e compositora Bia Marinho. Greg, o mais velho, tem como pai o poeta e compositor Lamartine Passos. Já Antônio e Miguel são filhos de Zeto de Pajeú. Portanto, não há como negar que a poesia corre solta nas veias dos três jovens.

Então, essa generosidade do destino os impulsionou a transformar suas afinidades familiares e artísticas no Em Canto e Poesia. A partir da união dos três irmãos, o grupo foi crescendo e agregando novos componentes. Atualmente, eles contam com o auxílio de Nego Henrique, Juca Junior e Artur Batera nas percussões. A sonoridade, então, começou a ganhar novos contornos musicais, onde eles puderam explorar de forma mais ampla as possibilidades de interação com a poesia que carregam em si. “Nós não temos um estilo pré-definido, apenas a ligação com a cantoria de viola e com o improviso, que são nossas matrizes. A gente tem no repentista a nossa composição. Os nossos versos carregam muito do martelo alagoano, do galope à beira-mar, das sextilhas. Mas a música pode ser um coco, um reggae, um ijexá, uma balada“, explica Antônio Marinho.

No CD que eles lançam neste fim de semana, tem um pouco disso tudo, e uma verdadeira reverência às suas origens, em memória a Louro do Pajeú, mas que se estende a tantos outros representantes da poesia da região. “Este trabalho tenta ser uma grande homenagem ao Pajeú, que é uma terra de muitos poetas. Não apenas de São José do Egito, mas boa parte dos poetas do Sertão do Pajeú estão registrados no disco“. Nas 14 faixas do CD, além de composições próprias, eles trazem obras de outros poetas, assim como o próprio Zeto do Pajeú e Lamartine Passos. “É um trabalho de registro e de respeito para quem formou a nossa ancestralidade poética, mas também é um disco do nosso tempo, com uma sonoridade bem atual“, explica Marinho. No show, eles também terão acompanhamento dos músicos Luizinho (sanfona), Bráulio Araújo (contrabaixo) e Guilherme Eiras (guitarra e viola).

O DVD que será gravado nessas duas noites de show já tem dia de lançamento certo: 6 de janeiro de 2015. A data remete ao centenário de Louro do Pajeú, avô dos jovens. O show para celebrar os 100 anos do poeta e o lançamento do DVD acontecerá em frente à casa onde ele viveu, em São José do Egito.

Ingressos – A entrada para o show de lançamento do CD Em Canto e Poesia será gratuita. Os ingressos começam a ser distribuídos no Teatro de Santa Isabel a partir das 18h, nos dois dias. É importante que o público leve alimentos não-perecíveis ou materiais de higiene pessoal, para a campanha de arrecadação desse material, que será destinado ao Lar da Divina Misericórdia (Lar do Idoso), em São José do Egito.

SERVIÇO

Lançamento do CD Em Canto e Poesia
Quinta (11) e sexta (12), às 20h
Teatro de Santa Isabel (Praça da República, s/n, Bairro de Santo Antônio – Recife/PE)
Entrada gratuita – com distribuição dos ingressos a partir das 18h, na bilheteria do teatro.

< voltar para Música