Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Vertin Moura circula com show e aulas de filosofia por cidades pernambucanas

Camila Rios/Divulgação

Camila Rios/Divulgação

A turnê de Vertin Moura vai passar por Garanhuns, Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Goiana e Recife

Multiartista, Vertin Moura começa a circular por várias cidades pernambucanas, neste mês de maio, com o show do seu álbum mais recente “Pássaro só”, lançado em 2018. Além da apresentações, ele vai ministrar a oficina “Corpo, pensamento e música” nos espaços públicos dos municípios que percorrerá. As atividades são gratuitas e contarão com intérprete de Libras. A turnê, que conta com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura, passará por quatro macrorregiões do Estado de Pernambuco (Agreste, Sertão, Zona da Mata Norte e Região Metropolitana do Recife), com apresentações em seis municípios: Garanhuns, Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Goiana e Recife, respectivamente.

“Após dois anos, estou voltando aos palcos de maneira presencial para cantar novamente as canções do ‘Pássaro só’. Também vou trazer músicas do ‘Filhosofia’ (2012), meu primeiro álbum que completa dez anos de lançamento este ano, além de mais algumas canções inéditas. Em relação à oficina, irei apresentar uma introdução ao conteúdo da disciplina ‘Filosofia por meio da arte, das obras de artes: música, artes visuais, cinema e teatro’. Com a graduação em Filosofia (Universidade Federal de Pernambuco – UFPE), já dei aula da disciplina num colégio de São Paulo”, conta o ator, cantor, compositor, músico, diretor e produtor musical.

AGENDA - A primeira parada de Vertin, natural de Juazeiro/BA e radicado em Arcoverde (Sertão), acontecerá no Agreste, na cidade de Garanhuns, no próximo sábado (21), tendo show no Sesc (Teatro Reinaldo de Oliveira), às 20h, e uma oficina na Escola Municipal Professor Letácio Brito Pessoa, às 9h. Na excursão, estará acompanhado dos músicos Lucas Crasto (no baixo) e Kells1som (na bateria e percussão), além da participação do seu irmão Helton Moura, parceiro de aventuras musicais. Ainda no mês de maio, terá uma apresentação na Estação da Cultura, em Arcoverde, no dia 23/5 (segunda-feira), às 20h; seguindo pelo Sertão, em Afogados da Ingazeira, no Cine São José, dia 25/5 (quarta-feira), às 20h; e em Serra Talhada, no Museu do Cangaço, no dia 27/5 (sexta-feira), às 20h.

As oficinas serão na Fundação Terra (Arcoverde), Cine São José (Afogados da Ingazeira) e Escola Municipal Cônego Torres (Serra Talhada), respectivamente. Todas ocuparão espaços educacionais, com a presença de estudantes do Ensino Fundamental e Médio da Rede Pública de Ensino. A passagem por Goiana e Recife, nessa ordem, está marcada para o mês de junho. O último show da turnê acontecerá na capital pernambucana, com audiodescrição ao vivo e intérprete de Libras.

SOBRE ARTISTA - Vertin iniciou a trajetória artística nos anos 2000, no Teatro da Estação da Cultura (Arcoverde). Em sua estreia na música, esteve ao lado do irmão, fazendo parte da banda Helton Moura e o Cambaio. Até virar ator, vivenciou experiências com grupos contemporâneos, como Cordel do Fogo Encantado, Samba de Coco Raízes, Cobaias do Sisal, Maria Joana, entre outros. Em 2020, inclusive, foi protagonista do longa aclamado pela crítica especializada “Sertânia” (2019), dirigido por Geraldo Sarno. Já atuou também em peças de teatro, filmes e séries, como “Big Jato” (direção de Cláudio Assis), em 2015, 2ª temporada da série “3%” (Netflix), no ano de 2018, e “Marighella” (de Wagner Moura), de 2019. No cinema, recebeu prêmios na categoria de “melhor ator” no Festival Guarnicê de Cinema 2020, no Festival Cine Jardim (2021) e no Brazinterma (2021).

PÁSSARO SÓ - O show solo do álbum já foi apresentado em aproximadamente 20 cidades, passando por seis estados e chegando até a Europa, em Portugal. Em 2020, houve também o lançamento de “Pássaro só” ao vivo, nas plataformas digitais.

Serviço

21/5 (sábado) – Garanhuns
Show: SESC (Teatro Reinaldo de Oliveira), às 20h
Oficina: Escola Municipal Professor Letácio Brito Pessoa, às 9h

23/5 (segunda-feira) – Arcoverde
Show: Estação da Cultura, às 20h
Oficina: Fundação Terra, às 9h

25/5 (quarta-feira) – Afogados da Ingazeira
Show: Cine São José, às 20h
Oficina: Auditório da Secretaria de Cultura, horário a confirmar

27/5 (sexta-feira) – Serra Talhada
Show: Museu do Cangaço, às 20h
Oficina: Escola Municipal Cônego Torres, às 9h

Goiana e Recife – junho (a confirmar datas, locais e horários dos shows e das oficinas)

< voltar para Funcultura