Victória Duarte lança disco “O Som do Ventre” nas plataformas digitais
Postado em: Lei Aldir Blanc | Música
Multi-instrumentista petrolinense, Victória Duarte lança, nesta sexta-feira (25), o seu primeiro álbum solo nas plataformas digitais. “O Som do Ventre” é um projeto audiovisual inédito, composto e interpretado pela musicista, compositora, performer, estudante de psicologia e produtora cultural. Haverá ainda uma sua versão visual que será disponibilizada no Youtube da artista. O disco conta com os recursos da Lei Aldir Blanc em Pernambuco.
Nesse trabalho, em parceria com a artista visual Lanaide Oliveira, é apresentada uma reflexão crítica e estética acerca do desenvolvimento humano, em seus ciclos e relações. Um trabalho produzido e dirigido por mulheres pernambucanas a partir de suas próprias vivências, escutas, olhares e percepções sobre o mundo.
Com referência nas trajetórias individuais e globais as quais um ventre ainda segue sujeito. Tanto pelas antecessoras, não ouvidas a tempo, quanto pelas almas futuras, irradiantes, que aqui se façam presentes. A peça é subdividida em quatro movimentos e interpretada em ciclos, entre estações carnais e manifestações mentais, uma busca por conexão. Seus movimentos são ofertados e entregues respectivamente “À Flor”, “Às Penas”, “Às Peles” e “À Imagem”, como elementos denunciantes da existência em suas nuances sensoriais, inspiradas pela natureza, pela caatinga, pelos rios, e pela diversidade de nossa fauna e flora terrenas.
A obra é retratada no sertão petrolinense, com sua aridez ribeirinha e seu interior metropolitano, “o Som do Ventre” consiste em um conjunto de narrativas rítmicas, melódicas e imagéticas, na busca por resoluções sensoriais frente às dissonâncias cognitivas oriundas da desigualdade social historicamente construída pela espécie humana.
Contemplada no Edital de Criação, Fruição e Difusão LAB-PE, a musicista que exerce suas atividades desde 2010, pode finalmente adentrar o mercado digital de streaming graças ao incentivo. Impulsionando seu processo autoformativo, desenvolvendo consistência e sustentabilidade em produção. As músicas foram produzidas já no ano de 2021, compostas, arranjadas e interpretadas em estúdio por Victória. Gravadas, Mixadas e Masterizadas na Casa Azul 81 Studio com Álvin Soares, também parceiro na banda A Trupe Poligodélica. A captação de vídeo, direção visual e composições de cenários foram realizadas por Lanaide Oliveira, enquanto as edições de vídeo e finalização, realizadas pela própria Victória.
Para saber mais, acesse:
Instagram: @victoria.d.arte
Ouça a trilha: tratore.ffm.to/victoriaduarte
Canal do Youtube: www.youtube.com/channel/UCQr1ZZ2MDZIXIR4sA5u1YNQ
