Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

VJs recifenses ilustraram apresentações do Palco Dominguinhos

Por: Ana Beatriz Caldas

Pelo segundo ano consecutivo, os shows do palco principal do Festival de Inverno de Garanhuns, o Palco Mestre Dominguinhos, tiveram um design mais arrojado e atual. Resultado do mix de imagens projetado no telão ao fundo do palco durante a apresentação de mais de 30 atrações que passaram por lá. Quem assinou o trabalho foi a dupla de VJs Gabriel Furtado e Mary Gatis (VJs Retinantz). O duo, primeiro do estado a atuar profissionalmente nesta área, já trabalha há mais de uma década com a manipulação de imagens em tempo real, ou seja, realiza vídeos e projeções a partir de imagens previamente selecionadas, de acordo com a identidade sonora e visual dos artistas, e de imagens registradas durante as apresentações.

Retinantz/Divulgação

Retinantz/Divulgação

Projeção durante o show de Lucas e a Orquestra dos Prazeres

Geralmente, os dois artistas visuais entram em contato com as bandas e, a partir de um portfólio que pode ser encontrado no site da dupla, e negociam a “montagem”, que acaba sendo surpresa também para os artistas, já que o resultado só é visto completamente na hora da performance. “O objetivo é reforçar a estética e a mensagem do espetáculo e muitas bandas já estão investindo nesse novo mercado, a exemplo, no FIG, de Pitty, Calypso, Mombojó e Capital Inicial, que já trabalham com seus próprios VJs há algum tempo para incrementar os shows“, explicou Gabriel Furtado.

Retinatz/Divulgação

Retinatz/Divulgação

Show da banda Eddie também contou com o trabalho da dupla

Ainda de acordo com Gabriel, a dupla, que também já trabalhou com artistas como Lucas e a Orquestra dos Prazeres e Elba Ramalho na ornamentação de gravação de DVDs, visualiza um cenário positivo para o serviço, principalmente em grandes festivais como o FIG. “Apesar de muita gente ainda não conhecer a atividade, por ela ser muito nova, a curiosidade sempre é despertada e a recepção, tanto do público quanto dos artistas com quem trabalhamos, tem sido muito boa“, disse. Sem dúvida, é tempo de novos investimentos e negócios – pelo menos para o cenário pernambucano.

Confira AQUI outros registros dos projetos executados pelos VJs Retinantz durante o FIG 2015.

< voltar para Festival de Inverno