Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter
Cultura.PE

Webnário discute papel dos terreiros de matriz africana no fomento à cultura em Igarassu

O evento gratuito e com apoio da Lei Aldir Blanc acontece nos dias 11 e 12 de março, com direito a certificado

A ampla e consistente produção artística observada nos terreiros de matriz africana em todo o território nacional é o mote para um webnário que vai discutir o papel desses espaços de fé e ancestralidade no fomento à cultura em Igarassu, no Grande Recife. O evento gratuito e com apoio da Lei Aldir Blanc vai acontecer nos dias 11 e 12 de março, com transmissão pelo canal da Casa de Jurema Cabocla Jandira – Axé dos Ventos no YouTube, sempre às 19h. A inscrição pode ser feita neste link. A iniciativa oferecerá certificação.

Música, dança, gastronomia, artesanato, vestuário, acessórios, confecção de instrumentos, pesquisa e formação são exemplos de áreas de atuação diretamente ligadas as expressões culturais de afro-brasileiras e afro-indígenas de nosso estado, como coco, ciranda, maracatu, frevo, caboclinho, afoxé, samba e cavalo marinho.

O idealizador e coordenador do projeto, o pedagogo e artista visual Anderson Odé Bomí Menezes, quer que o evento amplie os espaços de valorização e representatividade do povo de terreiro enquanto agente cultural criador, fruidor e multiplicador no cenário cultural da cidade distante 35 quilômetros da capital. Para isso, espera contar com a participação da classe artística em geral (vinculados ou não a casas de axé), além de produtores culturais, professores, estudantes, pesquisadores do tema e curiosos.

Com a presença de artistas locais que pertencem às comunidades de Axé, como Janaína Santos (co-fundadora do Nortess Coletivo de Dança/Igarassu e Omorixá do Ilê Axé Opô Omidewá), Raphaela Ribeiro (Ex-coordenadora Núcleo LGBT de Igarassu, fundadora do Grupo Chapéu de Couro e Yawo do Ilê Axé Logunedé), Carlos Boró (Vocalista do Coco Juremado/Igarassu e Ogan do Ilê Axé Omi Oxalufan) e Evelli Eller (Multiartiste, Cantore e abian do Ilê Axé Xangô Alafin), o evento irá promover rodas de diálogo sobre a música de terreiro no cenário cultural da cidade e a formação em cultura na luta contra os racismos.

Serviço
Webnário –  O papel dos terreiros de matriz africana no fomento à cultura: as casas de axé e a formação de artistas em Igarassu/PE
Dias 11 e 12 de março de 2021
19h
Transmissão no Youtube https://www.youtube.com/channel/UCPJqscdu1riw_uj51iAkHrQ
Inscrições e direito à certificação: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfkYTCD1J-TkTxWPaLQz1z9FzEOklnHSNgEr4ceKxPGUCa0cQ/viewform

< voltar para Lei Aldir Blanc