Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Websérie “Cada Museu” estreia nesta quarta-feira (13), no YouTube

Theia Produtores/Divulgação

Theia Produtores/Divulgação

A casa de Du Lopes e Pepe Jordão é uma das residências visitadas pela série

Contemplada pelos recursos da Lei Aldir Blanc em Pernambuco (LAB-PE), a websérie “Cada Museu” faz sua estreia nesta quarta-feira (13), a partir das 19h, no YouTube. Dividido em cinco episódios, o projeto retrata as experiências e práticas que alguns indivíduos desenvolvem, na expressão de narrativas e afetos nos espaços residenciais, referências simbólicas aos ambientes dos museus. Na série, são os próprios moradores que apresentam suas casas e falam sobre as relações estabelecidas entre memória, cultura material e patrimônio, experienciadas no seu cotidiano. Os episódios apresentam cinco residências, uma em cada episódio, que ficarão disponíveis para o público no canal do YouTube do projeto

A criação da websérie parte da observação de que pessoas comuns podem se apropriar de uma estética e linguagem museais ao expor fotografias, pinturas e objetos diversos em suas casas. A articulação construída entre os espaços residenciais e os espaços expositivos (galerias e museus, por exemplo) é o que norteia a pesquisa da arquiteta e museóloga Lourdinha Campos, idealizadora do projeto, que pontua: “Fazendo-se uma alusão aos museus-casas, conformados pela tríade: espaço, coleção e patrono, percebe-se que nessas residências, as biografias e identidades narradas pertencem ao seu habitante-curador, responsável por criar suas próprias expografias”.

Ainda de acordo com a idealizadora do projeto, “a pesquisa tem o foco nas práticas que atravessam a cultura material, a memória e a expressão de afetos nos espaços residenciais, onde comumente são construídos, reconstruídos e produzidos sentidos para a nossa existência”; temas que em geral são pautados pelos especialistas nas áreas de museus ou do patrimônio, mas que também encontram ressonância no cotidiano de diversas pessoas.

A estratégia definida foi a de selecionar cinco residências, com atenção à diretriz da inclusão do edital da LAB-PE, referente às políticas sociais de gênero e sua diversidade de raça/cor. As gravações dos episódios ocorreram no mês de fevereiro deste ano e irão contar a história e os processos narrados pelos cinco personagens da websérie, moradores das cidades do Recife e de Olinda. São eles: Márcia Marcondes (sanitarista, professora, sommelière de cerveja e cervejeira caseira), Pepe Jordão (gestor cultural e DJ), Clécio Ernande (professor e arte educador), Alexandra Cavalcanti (historiadora, gestora cultural e produtora executiva) e Brenda Bazante (cabelereira, artista visual, pesquisadora e produtora cultural). Confira os episódios no canal: www.youtube.com/channel/UCrL93HVK4GMzgS5ERgrcoTg/featured.

Serviço
Webserie “Cada Museu”
Quando: de 13 a 17 de abril de 2022 (quarta-feira a domingo), sempre às 19h
Transmissão pelo canal do projeto no Youtube: www.youtube.com/channel/UCrL93HVK4GMzgS5ERgrcoTg/featured

Siga a websérie nas redes sociais:
Instagram: @cadamuseu
Facebook: facebook.com/profile.php?Id=100077693161733
Youtube: www.youtube.com/channel/UCrL93HVK4GMzgS5ERgrcoTg/featured

< voltar para Lei Aldir Blanc