“Woodstock da Mata Norte” abre suas portas nesta semana
Tipoia Festival traz programação com shows, oficinas, exposições, mostra de vídeo, entre outras atividades que seguem até domingo (23)
Postado em: Música
Divulgação

Syd3 Sacrfício e Fé se apresenta no sábado (22). Syd Batera é idealizador e produtor do Tipoia Festival
Começou, nesta segunda (17), o Tipoia Festival, já tradicional evento que movimenta a cidade de Tracunhaém, com uma série de atividades culturais. Conhecido como “Woodstock da Mata Norte”, o evento está comemorando 15 anos de resistência cultural, com shows, oficinas, mostra de vídeo, visitação a ateliês, entre outras atividades, até o próximo domingo (23). Nesta edição, o festival homenageia o ceramista Tiago Amorim, renomado artista da cidade que da arte do barro seu ofício de fé.
A programação começou com a Mostra de Vídeos, nesta segunda (17). Nestes próximos dias, dentro do Tipoia acontecem a exposições de peças de Tiago Amorim, no Fórum de Tracunhaém; e de quadros de Lucas de Nazaré da Mata e de Romildo Silva de Carpina, na – sede do Independente Futebol Clube. A programação musical – que conta com várias atrações independente de várias vertentes , em especial, o rock – acontece na sexta (21), sábado e domingo (23), com destaque para os shows de Tiger, Banda Caetano, Tito Lívio, Rozenbac.
Nesses três dias também acontece o 1º Encontro de Ogans, Sarau de Poesias, batalha de b-boys, apresentação de mamulengo, 4º Encontro de Bateristas da Mata Norte, cortejo de boi e peça teatral. Além disso, estão previstas diversas oficinas: Bateria e Percussão com alunos da cidade de Tracunhaém e adjacências; Desenho na Cidade: Caçadores de Rascunho; Oficina Cartonera; Elaboração de Projeto cultural; Oficina de B.boys; Oficina de Meio Ambiente; e Oficina de Vivência, com Barro com Tiago Amorim, homenageado desta edição.
Confira AQUI a programação do Tipoia Festival.
Tipoia
O festival surgiu em 1999, como protesto pela derrubada do Cineteatro Castro Alves, da cidade de Tracunhaém, palco, na década de 1970, para grandes nomes da música brasileira como Fagner, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo. Na ocasião, o evento foi realizado na sede do Independente Futebol Clube, em Tracunhaém. O organizador era o jovem Sid Batera, com outros alunos da turma concluinte do Ensino Médio do Colégio Agamenon Magalhães, que, no Independente Futebol Clube, ouviam seus vinis e discutiam políticas socioculturais para a cidade interiorana.
Em 2000, o Tipoia apresentou, pela primeira vez, shows com bandas da região. Com o passar dos anos e o aumento do público, a sede do Independente Futebol Clube ficou pequena para abrigar tanta gente e, em 2002, o Tipoia foi para as ruas, tornando-se um dos eventos de cultura mais conhecidos e estabelecidos na Mata Norte.
