Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

WorkShow Guitarra Nordestina oferece apresentações gratuitas no Recife

Projeto cultural que mistura música e conhecimento acontece quinta (21) e sexta-feira (22) com exibições para o público de todas as idades e audições na Escola Técnica Estadual de Criatividade Musical e no Paço do Frevo

Mauricio Barreto/Divulgação

Mauricio Barreto/Divulgação

Os músicos pernambucanos Luciano Magno e Liêve Ferreira

Imagine o som da guitarra, violão e viola, reverberando como se fossem o próprio pulsar do sertão, das festas populares e dos folguedos que correm soltos pelas ruas. Pensando nesta atmosfera musical que envolve o imaginário, o Recife, reconhecido como Cidade da Música, abre as portas para receber, pela primeira vez, o WorkShow Guitarra Nordestina: Afluentes e Confluências. O evento, que mistura tradição e inovação, tem como proposta resgatar e celebrar a música popular nordestina em toda sua essência. Com apresentações gratuitas nesta quinta (21) e sexta-feira (22), o projeto faz parte de uma itinerância musical que percorre escolas, equipamentos culturais e sociais, em várias regiões da cidade, ampliando o acesso à democratização da arte. Todas as apresentações são gratuitas e para o público de todas as idades.

A estreia da mostra é na Escola Técnica Estadual de Criatividade Musical, localizada na Rua da Aurora, nº 439, mo bairro da Boa Vista, às 19h. Com performances dos renomados músicos pernambucanos Luciano Magno e Liêve Ferreira, o workshow busca oferecer ao público uma experiência interativa e didática permitindo que os espectadores façam perguntas, explorem os instrumentos e participem ativamente da apresentação.

O público é agraciado com uma fusão especial de clássicos do cancioneiro nordestino e obras autorais dos músicos. “Vamos levar para plateia interpretações de canções como Asa Branca, de Luiz Gonzaga; Eu Só Quero um Xodó, de Dominguinhos; e O Canto da Ema, de Jackson do Pandeiro, que são ícones do nosso cancioneiro nordestino”, antecipa Luciano Magno, músico de extensa carreira internacional e contribuições para a música popular brasileira.

O projeto, que tem como proposta promover um resgate da música popular nordestina e criar pontes entre o passado e o futuro, entre as gerações que vivenciaram os grandes mestres e as que estão descobrindo essa riqueza cultural agora, também é um espaço para relevar trabalhos autorais da dupla. “Queremos que o público entenda como a combinação de acordes e técnicas transforma a música. Desde os arpejos mais delicados do violão até as explosões rítmicas da guitarra. Mostramos como essa sonoridade nasce e se conecta com a cultura nordestina”, destaca Liêve Ferreira, conhecido por seu trabalho técnico e sua atuação ao lado de grandes nomes da música regional.

O workshow integra um ciclo de apresentações que será realizado em diversos espaços da da capital pernambucana, levando a música popular nordestina a diferentes públicos. A apresentação no Paço do Frevo, espaço cultural dedicado à difusão, pesquisa, lazer e formação nas áreas da dança e música do frevo, localizado no Bairro do Recife, sediará a segunda apresentação do projeto, no dia 22 de novembro, às 20h. A mostra marca o pontapé para agenda cultural do 7º Encontro de Pesquisadores do Frevo, um dos eventos mais aguardados pelos estudiosos e amantes do ritmo, que acontece de 30 de novembro a 2 de dezembro.

OS MÚSICOS - Luciano Magno é renomado guitarrista, violonista, compositor e produtor musical, nascido em Paulo Afonso (BA) e radicado no Recife. Com uma vasta carreira internacional, já trabalhou com grandes nomes da música brasileira, como Alceu Valença, Dominguinhos, Hermeto Pascoal e Roberto Menescal, e é reconhecido por sua contribuição para a renovação do frevo. Já Liêve Ferreira é compositor, produtor, guitarrista e violeiro pernambucano, com 16 anos de carreira dedicados à música nordestina. Já foi apresentado ao lado de artistas como o maestro Spok, mestre Gennaro e o projeto Augusto Silva & Frevo Novo, e é conhecido por seu trabalho de valorização da guitarra nordestina, incluindo a criação de um curso dedicado ao tema. Também é autor do livro Guitarra Nordestina: Motivos e Frases (DPXeditorial, 2022) e criador da Comunidade Guitarra Nordestina.

< voltar para Música