Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

XXI Copa Pernambucana de Bandas e Fanfarras anuncia vencedores

Ao todo, 34 bandas de todo o território pernambucano participaram desta etapa da competição

Alegria, orgulho e uma energia contagiante. Esses eram os sentimentos que emanavam dos integrantes das 34 agremiações que participaram da etapa final da XXI Copa Pernambucana de Bandas e Fanfarras, realizada no Ginásio de Esportes da Secretaria de Educação do Estado, na Várzea. Veja a lista completa dos vencedores aqui.

Com sete categorias, a competição tem espaço para tudo quanto é tipo de tema a ser explorado nas apresentações. A Banda de Percussão Professora Edite Matos, vinculada à Escola de Referência em Ensino Médio Professora Edite Matos, trouxe “O Segredo” como tema. Os integrantes, que vieram de Santa Maria da Boa Vista, no Sertão do Estado, trouxeram uma vibe mágica para o ginásio, encantando toda a plateia.

Durante a apresentação, três integrantes do corpo coreográfico trocaram de roupa oito vezes. Os movimentos eram tão rápidos e precisos que lembravam truques de mágica. “Foram três meses de ensaio e dedicação para que tudo saísse como o planejado. Todo e qualquer tempo que tínhamos, era para estar ensaiando e melhorando a apresentação. São oito figurinos e tem troca de roupa que precisa ser feita em três segundos”, contou Pedro José, que estudou na escola e hoje é mor da banda. “A melhor parte é saber que fizemos um belíssimo trabalho com um tema muito arriscado, nos levando a ser uma banda reconhecida pelos seus truques em apresentações”, frisou Pedro. O desempenho do grupo durante esta edição da copa garantiu o primeiro lugar geral na categoria “Percussão Rudimentar”.

Felipe Alves é integrante da banda e contou que a união dos participantes é o que torna três meses de ensaio em uma apresentação capaz de arrancar gritos de comemoração do público. “Trabalhar com um grupo muito envolvido é o verdadeiro segredo. Neste momento eu sou pura gratidão, por todo o apoio que tivemos e todo o empenho do grupo em superar os obstáculos. Tudo que a plateia viu, foi feito com o coração”, contou.

Estreando na competição, a Banda Marcial Veteranos de Pernambuco levou ao ginásio integrantes que já participaram de bandas e fanfarras durante a juventude. Com participantes na faixa dos 50 anos para cima, o grupo representou o amor pelas fanfarras. “Eu deixei de tocar em banda marcial em 1985 e, desde então, tinha vontade de voltar a fazer parte de um grupo. Todos que estão nutriam este mesmo sonho, e foi assim que nos reencontramos”, contou Josias Souto Maior, sobre a banda marcial criada em 31 de julho deste ano.

Na hora de anunciar os resultados, integrantes das bandas e grupos celebravam, colocando para fora a energia em forma de muita comemoração. Waldenilson Cunha, gestor de Ações Culturais da SEE, agradeceu o empenho de todos nesta edição. “Ao secretário Marcelo Barros, assim como a todos que compõem essa secretaria, quero deixar os meus mais sinceros agradecimentos. Foi pelo empenho de todos que a gente conseguiu realizar a XIII Copa Pernambucana de Bandas e Fanfarras, e este é um momento de muita felicidade”, pontuou Waldenilson.

Confira as apresentações aqui.

< voltar para Música