Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

‘Barco de Fogo’ estreia na Torre Malakoff

Mostra fotográfica sobre tradição popular sergipana foi contemplada na Convocatória de Ocupação da Sala Alcir Lacerda, realizada pela Secult-PE

barco de fogo

A exposição fotográfica Barco de Fogo, do fotógrafo sergipano Márcio Garcez, estará em exibição no térreo da Torre Malakoff, a partir da próxima segunda-feira (22/9). A obra foi contemplada na 2ª Convocatória de Ocupação da Sala Alcir Lacerda, uma iniciativa da Secretaria de Cultura de Pernambuco, através da Coordenadoria de Fotografia, com o objetivo de abrir espaço para a produção independente no Estado. A abertura da mostra está marcada para às 19h, e a entrada é aberta ao público.

barco de fogo

Garcez registrou durante três anos os processos de feitura e apresentação do Barco de Fogo, brincadeira popular sergipana que mistura fogos de artifício e artesanato e é realizada durante o período junino em Estância, município que fica a 70 quilômetros de Aracaju (SE). A visitação à Torre Malakoff pode ser feita de terça a sexta-feira, das 10h às 18h, aos sábados das 15h às 18h, e aos domingos das 15h às 19h.

Para o fotógrafo, esse é o início de um novo trabalho documental. “Procurei registrar e trazer ao público um fragmento dentro da imensidão de riqueza da cultura sergipana, nordestina e brasileira”, disse ele. A curadora da exposição, a doutora em História da Arte, Ana Virgínia Queiroz, ressalta que a importância do folguedo para a cultura local. “A concepção da tradição dos Barcos de Fogo está inserida em contexto coletivo, em um ambiente sócio-antropológico, os protagonistas são em grande parte pescadores que se debruçam em uma urdidura que os transforma nos famosos fogueteiros”, explica.

Convocatória de Ocupação da Sala Alcir Lacerda

A Sala Alcir Lacerda foi inaugurada em 2008, com uma coletiva de vários fotógrafos, cuja seleção foi do próprio Alcir Lacerda e uma individual dos seus trabalhos. Em 2012, o espaço abrigou a última exposição do respeitado fotógrafo pernambucano, dentro da mostra Coisas que Aprendi nos Discos- Edição Luiz Gonzaga, quando a sala exibiu suas fotos que constam do acervo da Fundação Joaquim Nabuco e que tratam da Missa do Vaqueiro, em Serrita. Em 2012 foi lançada a primeira convocatória de Ocupação da Sala Alcir Lacerda, com o objetivo de dar espaço à produção fotográfica do estado.

Para o assessor de Fotografia da Secult-PE, Jarbas Araújo, o objetivo da iniciativa é abraçar projetos que ocupem a Sala Alcir Lacerda e tragam vida e arte ao espaço que leva o nome de um dos maiores fotógrafos da história de Pernambuco. “Queremos valorizar a fotografia autoral, conceitual, que nos presenteia com surpresas, longe do convencional”, comenta Jarbas.

Serviço
Exposição Barco de Fogo, do fotógrafo sergipano Márcio Garcez
Abertura: Segunda-feira (22) | 19h
Torre Malakoff (Praça do Arsenal, s/n, Bairro do Recife – Recife – PE)
Horário de visitação: Terça a Sexta das 10h às 18h | Sábados das 15h às 18h
Domingos das 15h às 19h
Gratuito
Mais informações: (81) 3184.3180 | 3184.3182

< voltar para Artes Visuais