Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

AUDIOVISUAL

Cineteatro Guarany exibe cinco filmes neste fim de semana

A programação do Cineteatro Guarany, em Triunfo, está repleta de bons filmes neste fim de semana: O Silêncio da Noite é Que Tem Sido Testemunha das Minhas Amarguras (2016), O Serviço de Entregas de Kiki (1990), O Sonho de Wadjda (2012), Kiriku (1998) e O Porto (2012).

Divulgação

Divulgação

O Silêncio da Noite é um mergulho no universo da poesia popular pernambucana (São José do Egito) e paraibana (Prata e Ouro Velho)

O primeiro deles, O Silêncio da Noite é Que Tem Sido Testemunha das Minhas Amarguras (2016), conta com direção de Petrônio Lacerda e foi rodado nas cidades de São José do Egito (PE), Ouro Velho e Prata (PA). O documentário tem como personagem a própria poesia, presente no cotidiano da população que vive na fronteira entre os dois Estados. Nas festas, nas casas, nas ruas, nos mercados, em barbearia e bares a verve poética aparece na voz dos descendentes de célebres vates do sertão e dos habitantes que convivem com essa tradição, relembrando histórias de cantorias, grandes respostas poéticas e dissertando sobre o sentimento e os temas da poesia na região.

Divulgação

Divulgação

‘Sonho de Wadjda’ retrata opressão feminina na Arábia Saudita

Outro destaque da programação é O Sonho de Wadjda (2012). Primeiro filme filmado inteiramente dentro da Arábia Saudita, dirigido por uma mulher, Haifaa al Mansour, o longa conta a história de uma menina de 10 anos, desajustada e determinada em sua busca por uma bicicleta verde. Filmado nos subúrbios de Riad, onde a mobilidade feminina é limitada e andar de bicicleta é considerado uma ameaça à virtude das meninas, Wadjda deseja comprar uma bicicleta ganhando uma competição para recitar o Corão na escola que dará um prêmio em dinheiro.

O Cineteatro Guarany também exibirá O Porto (2012). Dirigido pelo finlandês Aki Kaurismäki, o filme aborda de maneira quase fantasiosa a questão da imigração ilegal na Europa. Já para criançada, há duas opções: O Serviço de Entregas de Kiki (1990), que conta a história de uma bruxinha que saiu de casa para sobreviver na cidade; e Kiriku (1998), que relata a lenda do bebê guerreiro que salvou sua aldeia da feiticeira Karabá.

Confira abaixo os trailers, mais informações sobre as sessões e programe-se! O ingresso custa R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia-entrada). Às quintas-feiras, os filmes, em parceria com o Sesc, são exibidos gratuitamente. Curta a página do Cineteatro Guarany no Facebook  e acompanhe todas as novidades.

O Cineteatro Guarany integra o Cine de Rua, programa que visa revitalizar e reativar os cinemas de rua no Estado, em especial, nas cidades do interior. A iniciativa é desenvolvida pelo Sistema Secult & Fundarpe, em parceria com o movimento Cine Rua, a Prefeitura Municipal de Triunfo, o Sesc Triunfo – PE e o Consulado Geral da França no Recife/Institut Français Brasil.

O SERVIÇO DE ENTREGAS DA KIKI
(MAJO NO TAKKYUBIN, Japão, 1990, 102min.)
Gênero: Animação | Direção: Hayao Miyazaki
Classificação Etária: Livre
Sinopse: Kiki é uma jovem bruxa que acabou de completar 13 anos. Segundo a tradição, quando atingem essa idade, todas as bruxas devem sair de casa por um ano para aprender a viver por conta própria. Ela se muda para a cidade de Korico, junto com Jiji, seu gato falante. Lá ela aprende a seguir em frente com sua vida, apesar de todas as dificuldades que possam surgir.
Dias e horários: quinta-feira (10), às 16h.

O SONHO DE WADJDA
(WADJDA, Arábia Saudita/Alemanha, 2013, 97 min.)
Gênero: Drama | Direção: Waad Mohammed, Reem Abdullah, Abdullrahman Al Gohani
Classificação Etária: Livre
Sinopse: Wadjda tem dez anos de idade, e mora no subúrbio de Riade, a capital da Arábia Saudita. Ela é uma garota teimosa e cheia de vida, que gosta de brincar com os garotos. Um dia, após uma disputa com o amigo Abdullah, ela vê uma bela bicicleta verde à venda. Wadjda gostaria de comprar a bicicleta, para superar o colega em uma corrida, mas na sociedade conservadora onde vivem, garotas não podem dirigir carros ou bicicletas. Ela decide então fazer de tudo para conseguir o dinheiro sozinha.
Dias e horários: quinta-feira (10), às 19h30.

KIRIKOU
(KIRIKOU ET LA SORCIÈRE, França/Luxemburgo, 1998, 71 min. Legendado)
Gênero: Animação | Direção: Michel Ocelot
Classificação Etária: Livre
Sinopse: Exemplar sofisticado da animação europeia contemporânea, este desenho animado traz o fascínio da tradição africana numa história que celebra a coragem, a curiosidade e a astúcia. Baseado num conto da África Ocidental sobre uma comunidade subjulgada por uma terrível feiticeira contra a qual o pequeno Kirikou luta para preservar sua aldeia das forças do mal. Um gênero inovador, oposto aos estúdios Disney, com imagem e música originais.
Dias e horários: sexta-feira (11) e sábado (12), às 18h30 | domingo (13), às 16h30.

O PORTO
(LE HAVRE , Alemanha/Finlândia/França, 2011, 93min. Legendado)
Gênero: Comédia Dramática | Direção: Aki Kaurismaki | Elenco: Jean-Pierre Darroussin, Jean-Pierre Léaud, Pierre Etaix
Classificação Etária: 12 anos
Sinopse: Marcel Marx é um escritor que resolveu se exilar na cidade portuária de Havre, onde passa a trabalhar como engraxate de sapatos. Ele leva uma vida tranquila ao lado da esposa Arletty, até o dia em que uma criança negra vinda da África surge em sua vida. Paralelamente sua esposa fica doente, o que faz com que Marcel mais uma vez tenha que lidar com a indiferença humana.
Dias e horários: sexta-feira (11), às 20h | sábado (12), às 16h30 | domingo (13), às 20h10.

O SILÊNCIO DA NOITE É QUE TEM SIDO TESTEMUNHA DAS MINHAS AMARGURAS
(Brasil, 2016, 79min.)
Gênero: Documentário | Direção: Petrônio Lorena
Classificação Etária: 16 anos
Sinopse: A poesia da vida cotidiana das pessoas que vivem nas cidades de São José do Egito e Ouro Velho e Prata, que fazem fronteira com Pernambuco e Paraíba, respectivamente. Um povo cercado por histórias poéticas e de cantoria. Uma memória aos vates do sertão que enche o local com música e poesia.
Dias e horários: sábado (12), às 20h | domingo (13), às 18h30.

< voltar para home