Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

AUDIOVISUAL

Secult e Fundarpe abrem inscrições para o Laboratório Fernando Spencer de Roteiros

Formação em parceria com o Portomídia será facilitada pelo cineasta Hilton Lacerda

O Governo de Pernambuco, por meio da Secult-PE e da Fundarpe, convida realizadores audiovisuais a participarem da 1ª edição do Laboratório Fernando Spencer de Roteiros, que acontece de 9 a 13 de outubro, no Recife.

Divulgação

Fabio Nascimento

Hilton Lacerda

A atividade, que será facilitada pelo roteirista e diretor de cinema Hilton Lacerda, é fruto de uma parceria com o Portomídia/Porto Digital. As inscrições devem ser feitas por meio de formulário eletrônico até o dia 24 de setembro. Das 20 vagas ofertadas, dez serão destinadas a mulheres, negros/as, indígenas e profissionais que vivem no interior do Estado.

De acordo com a Secretária Executiva Estadual de Cultura, Silvana Meireles, “em meio ao crescente mercado de cinema local e nacional, o curso surge como mais uma resposta da gestão à necessidade de formação de profissionais pernambucanos especializados em roteiro, demanda percebida em diálogos com o setor e ainda no âmbito do Conselho Consultivo do Audiovisual”.

O objetivo é capacitar participantes a transitarem por diversos formatos da expressão. Os projetos selecionados receberão formação com carga horária total de 30 horas/aula, abordando questões como estruturação e consultoria de roteiros para curtas-metragens.

Esta é mais uma atividade do Programa Pernambuco Criativo, um convênio entre a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e o Ministério da Cultura (MinC).

Sobre o consultor

Hilton Lacerda é pernambucano e iniciou sua carreira profissional com o roteiro do filme Baile Perfumado (1996), de Paulo Caldas e Lírio Ferreira. Ganhou notoriedade ainda com os roteiros de Amarelo Manga (2002), Baixio das Bestas (2006) e Febre do Rato (2011), todos dirigidos por Cláudio Assis. Sua trajetória é marcada ainda pelos roteiros dos longas Árido Movie (2005), de Lírio Ferreira; A Festa da Menina Morta (2008), de Matheus Nartchesgale; entre outros.

Com o documentário Cartola – Música Para os Olhos (2007), assinou sua primeira direção de longa-metragem (roteiro e direção em parceria com Lírio Ferreira). Estreou na direção de longa de ficção com a película Tatuagem (2013) e seu mais recente trabalho é a versão do roteiro do Big Jato, baseado no livro homônimo do jornalista Xico Sá, junto com Anna Carolina Francisco.

No universo televisivo, foi roteirista e diretor de várias séries com veiculação nacional, entre elas a Fim do Mundo, exibida pelo Canal Brasil em 2016. Este ano, além de dirigir alguns episódios, assina a direção geral das séries Expresso e República da Poesia. Hilton está finalizando a série Lama dos Dias, na qual assina a direção com Helder Aragão e roteiros com Anna Carolina Francisco, Helder Aragão e Dillner Gomes. Além disso, já deu início à pré-produção de seu próximo longa de ficção intitulado Fim de Festa, cujas filmagens serão iniciadas no Carnaval de 2018.

SERVIÇO
Laboratório Fernando Spencer de Roteiros, com Hilton Lacerda
De 09 a 13 de outubro | Turno da tarde
Local: Portomídia (Rua do Apolo, 235 – entrada pela Rua do Observatório)
Inscrições Gratuitas: De 14 a 24 de setembro, via formulário eletrônico
Importante: As pessoas selecionadas que se identificaram no formulário como negros(as), pardos(as) ou indígenas deverão apresentar a Autodeclaração no primeiro dia de atividades. 

 

< voltar para home