Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Cultura popular e artesanato

Comunidade Xambá ganha passeio turístico no sábado (28)

Atividade visa proporcionar uma noção sobre a história do povo Xambá, desde a formação do quilombo até a atualidade de suas tradições.

Conhecida por suas tradições de matriz africana, predominantes desde a década de 1930, a Comunidade Xambá, em Olinda, estará realizando no próximo sábado (28), um passeio turístico que envolve as essências culturais e históricas de sua localidade. A atividade, que também está incluída no lançamento do programa televisivo “Tem Preto na Tela”, é uma realização do Grupo Bongar e objetiva possibilitar aos visitantes uma noção sobre a formação histórica do Quilombo Urbano do Portão do Gelo.

De acordo com Iranildo Gomes, coordenador da atividade, os participantes irão conhecer além do Memorial Severina Paraíso da Silva – Mãe Biu, outros pontos importantes no entorno do quilombo e o que representa cada atividade religiosa e cultural existente na comunidade.

“O passeio guiará os participantes pela história do povo Xambá, desde sua localização na África até sua formação na atual localidade, que é o Quilombo Urbano do Portão do Gelo. Além do Memorial da Mãe Biu, onde estão guardados um pouco da sua história, como utensílios que eram usados no terreiro, indumentárias e objetos pessoais dessa grande yalorixá, o passeio leva os visitantes ao interior do terreiro, local onde acontecem as cerimônias públicas e privadas da Comunidade Xambá”, explicou Iranildo.

Para participar do passeio, as inscrições devem ser realizadas através do e-mail: bongar@uol.com.br ou pelos telefones: (81) 8609-2390 e 9927-6258. A inscrição individual custa R$ 10,00.

Serviço:
Passeio Turístico Cultural – Ação Viva Xambá
Quando: sábado, 28 de março
Horário: das 15h às 16h30
Local: Comunidade Xambá, em Olinda
Inscrições: (81) 8609-2390 / 9927-6258 / bongar@uol.com.br
Valor: R$ 10,00

< voltar para home