Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Economia Criativa

Pernambuco Criativo promove conversa sobre Projetos Incubados e Cultura

A atividade ocorre na Casa da Cultura nesta próxima quinta-feira (11), a partir das 10h

Divulgação

Divulgação

Criado em 2016, o Porto Social é uma aceleradora e incubadora de ONGs, projetos e negócios sociais, e está localizado no bairro da Ilha do Leite, em Recife.

O Programa Pernambuco Criativo em parceria com o Porto Social promove conversa sobre os processos de incubação e troca de experiência sobre iniciativas na área da Cultura. A atividade gratuita acontece próxima quinta-feira (11) na Casa da Cultura, a partir das 10h, na Cela Jota Soares (que fica no Raio Sul, 2º andar do equipamento cultural). As vagas são limitadas pela capacidade do local, e as inscrições ocorrem através do Site Sympla.

Neste mês de maio o Programa Pernambuco Criativo inicia seu ciclo de atividades com o tema “Incubadoras: qual o seu papel e importância para a área da Cultura?” e convida Yablans Nascimento, representante do Porto Social para falar da experiência da incubadora no apoio de ONGs, projetos e negócios sociais na cidade do Recife e como seus programas têm colaborado no fomento de ideias e empreendimentos no setor cultural.

A conversa abordará o papel das Incubadoras e qual a importância da atuação delas ao setor cultural. Incubadoras são organizações que prestam assistência a micro ou a pequenas empresas em seus primeiros estágios de vida. A idéia, que surgiu no Estados Unidos na década de 60, possui variadas formas de atuação e as empresas que se prestam a isto podem atuar enquanto centros de inovação, pólos de pesquisa ou parques tecnológicos. Só no Brasil, segundo a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), são cerca de 369 empresas incubadoras que reúnem, aproximadamente, 2.310 empresas incubadas. O papel das incubadoras tem sido de fundamental importância ao fomento da comunidade empreendedora, com geração de emprego e renda, diversificação da economia local e oportunidade de novos negócios, focados na resolução de problemas e apresentação de soluções inovadoras às realidades onde as empresas incubadas estão estabelecidas.

É a partir desta perspectiva que o Programa Pernambuco Criativo promove a conversa nesta quinta-feira (11), ao questionar o papel das Incubadoras e entender a importância da sua atuação no setor cultural: que projetos têm sido ofertados no âmbito da Cultura, o que eles se propõem a solucionar, quais os passo a passos para fazer parte desse sistema de apoio, e quais as dificuldades e desafios superados pelos empreendimentos nesta área.

Quem conduzirá a conversa é Yablans Nascimento, coordenador do pilar comunidade do Porto Social. Uma das ações que ele acompanha é o projeto “Eu Amo Meu Bairro”, cujo propósito é fortalecer a relação entre os moradores da comunidade e visa estimular ações como limpeza, pinturas e revitalização das praças e ruas. Criado em 2016, o Porto Social habilita iniciativas empreendedoras, através dos pilares da educação, monitoria e comunidade. Em cada pilar, são construídos planos de workshops, palestras, cursos, além de trabalhos em rede integrada com faculdades e empresas.

Marcus Sanchez, Gerente de Projetos Especiais da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) acredita que debater o impacto econômico e social destas iniciativas, como as incubadoras, é fundamental para mostrar à cadeia produtiva e criativa da Cultura as diversas possibilidades de fomento e ampliar as perspectivas sobre sustentabilidade de projetos e iniciativas na área. O Programa Pernambuco Criativo é uma realização da Secult-PE/Fundarpe em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o Ministério da Cultura (MinC).

Acervo pessoal

Acervo pessoal

Yablans Nascimento, um dos coordenadores do Porto Social

CONVIDADO – Yablans Nascimento é coordenador do Pilar Comunidade no Porto Social e Diretor de Voluntariado do Movimento Novo Jeito.

INSCRIÇÕES – Os interessados em participar do encontro podem se inscrever, gratuitamente, através do site Sympla. A entrada é gratuita.

SERVIÇO
Conversa sobre Projetos Incubados na área da Cultura com o Porto Social
Incubadoras: qual o seu papel e importância para a área da Cultura?
Data: 11 de maio, a partir das 10h
Local: Casa da Cultura Luiz Gonzaga – Cela Jota Soares, Raio Sul, 2º piso – Santo Antônio – Recife
Inscrições: Site Sympla
Entrada gratuita. As vagas são limitadas pela capacidade do local.
Mais informações, entrar em contato:
e-mail: pecriativofundarpe@gmail.com
Telefone: (81) 3184.3020

Birô de Negócios da Cultura
Datas: 08 a 12 de abril, das 13h às 17h
Local: Casa da Cultura Luiz Gonzaga – Cela 304, Raio Leste, 2º piso – Santo Antônio – Recife

Entrada gratuita.

Veja mais:

< voltar para home