Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Espaços culturais

Exposição sobre a Torre Malakoff em cartaz no equipamento cultural

Intitulada ‘O Tempo da Torre’, mostra narra através de imagens a história do monumento desde a sua construção até os dias atuais

Priscilla Buhr

Priscilla Buhr

Torre Malakoff

A Torre Malakoff, equipamento cultural localizado no Bairro do Recife, inaugura uma nova exposição neste sábado (20). Intitulada ‘O Tempo da Torre’, a mostra conta a história do monumento desde a sua construção como Arsenal da Marinha, em 1853, até o momento que o espaço passou a ser gerido pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE).

A exposição iconográfica, promovida pela Secretaria de Cultura de Pernambuco e Fundarpe, através do Educativo da Torre Malakoff, conta com imagens utilizadas há quinze anos na exposição ‘Por que Malakoff?’, composta por fotografias do Museu do Estado, da Fundação Joaquim Nabuco e do Museu da Cidade do Recife datados do final do século XIX e início do século XX.

Reprodução

Reprodução

Imagens antigas da Torre Malakoff e do Bairro do Recife compõem a exposição

Haverá ainda no local um painel fotográfico resultante da oficina de Foto e Vídeo Celular ‘Um Olhar Sobre Recife’, ministrada pela Malakoff em 2013 para estudantes da rede estadual de ensino.

De acordo com Maria Fachini, curadora e responsável pela coordenação de ‘O Tempo da Torre’, há uma grande demanda de interessados na cronologia e curiosidades sobre a Torre Malakoff. “Muitas pessoas ao visitarem o espaço nos procuram para perguntar sobre a história daqui. Esta exposição chegou com a proposta de ser um resgate visual de todo o processo histórico que o equipamento cultural passou, bem como sua relação com o Bairro do Recife”, revela Fachini.

Torre Malakoff – A Torre Malakoff é um importante monumento localizado no Bairro do Recife, área tombada pelo Iphan. Construído no século XIX (com materiais provenientes da demolição do Forte do Bom Jesus) para servir como observatório astronômico e portão monumental do Arsenal da Marinha.

Ainda com sua primeira função, recebeu até mesmo a visita de D. Pedro I para observação dos astros. No ano de 2000, a Torre foi transformada em espaço cultural com destaque para a música e a fotografia. São oito salas de exposição, além de salas educativas e administrativas. Na área externa, um anfiteatro serve como espaço para diversos eventos. Conta ainda um com um observatório astronômico localizado na cúpula do edifício.

Serviço
Abertura da exposição ‘O Tempo da Torre’
Sábado (20)
Terça a sexta, 10h às 18h | Sábados, 15h às 18h | Domingos, 15h às 19h
Gratuito
Agendamento e informações: (81) 3184 3180
educativotorremalakoff@gmail.com

< voltar para home