Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Espaços culturais

Frei Rinaldo assume o MASPE com objetivo de aproximar ainda mais o equipamento da sociedade

Novo gestor também conduzirá projeto para promover mudanças na estrutura física e no acervo do museu

Val Lima/Secult-PE

O Museu de Arte Sacra de Pernambuco (MASPE), equipamento cultural da FUNDARPE localizado no Sítio Histórico de Olinda, tem um novo gestor. Numa solenidade de transmissão de posse, nesta segunda, às 16h, o Frei Rinaldo Pereira dos Santos substitui Dom Irineu, que ficou no comando do museu nos últimos sete anos.

De acordo com Frei Rinaldo, sua primeira iniciativa como gestor do Museu de Arte Sacra de Pernambuco será realizar um diagnóstico do equipamento cultural para, em seguida, colocar alguns projetos em prática. “Um deles, por exemplo, trata-se do projeto de reforma do prédio do MASPE, a ser construído numa parceria com o curso de Arquitetura da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)”, adianta o Frei Rinaldo.

Val Lima/Secult-PE

A gestão do Museu de Arte Sacra de Pernambuco é compartilhada entre a FUNDARPE e a Arquidiocese de Recife e Olinda. “Nós da Fundarpe saudamos o novo gestor, com votos de que nossa parceria institucional com a Arquidiocese seja fortalecida e os novos projetos potencializem ainda mais a atuação do Maspe que, além de estar localizado numa área da maior importância cultural para Pernambuco, guarda um acervo que é a própria história religiosa do nosso povo”, diz a presidente de Fundarpe, Márcia Souto.

Presidente da Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Cultura, Frei Rinaldo foi escolhido para assumir o equipamento cultural após uma decisão de Dom Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife, que pretende renovar a atuação do equipamento na sociedade.

Além do projeto de reforma do museu, a nova gestão pretende aumentar o número de peças do acervo do MASPE, iniciar um projeto museológico e reformular a equipe do educativo, neste último caso, através de uma parceria com o Museu de Arte Sacra de São Paulo. “Será muito importante a execução de cada um destes processos, pois eles serão os responsáveis em nos aproximar ainda mais da sociedade”, avalia Frei Rinaldo.

Divulgação

Fundarpe

O Museu de Arte Sacra de Pernambuco fica na Rua Bispo Coutinho, número 726, no Alto da Sé de Olinda

 

Serviço
Transmissão de cargo – Museu de Arte Sacra de Pernambuco (MASPE)
Segunda (02/03) | 16h
Rua Bispo Coutinho, 726, Alto da Sé – Olinda-PE
Mais informações: (81) 3184.3154

< voltar para home