Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Espaços culturais

Programação no Observatório da Torre Malakoff convida interessados em astronomia

Projeto "Desvendando o Céu Austral" acontece neste domingo (1º), das 16h às 20h. Ação é aberta ao público.

Priscilla Buhr

Conhecida pelo público em geral como um espaço cultural, a Torre Malakoff também respira muita ciência. Neste próximo domingo (1º), o equipamento localizado no Bairro do Recife vai abrir ao público o seu observatório astronômico, instalado na cúpula do prédio. A visitação é gratuita e poderá será realizada das 16h às 20h.

Além da paisagem do Recife, será possível observar a Lua em Quarto Crescente, o planeta Júpiter com suas luas galileanas e belas constelações como a Orion com as Três Marias, Touro com as Plêiades e as Híades, Câncer, Cruzeiro do Sul, entre outras do céu austral.

A visitação guiada é possível graças a uma parceria da Torre Malakoff com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). As atividades deste domingo (1º) incluem ainda palestras e vídeos sobre temas atuais da astronomia como, por exemplo, chuva de meteoritos, cometas e asteroides. A equipe que fornecerá as informações, no Observatório, faz parte do projeto Desvendando o Céu Austral, da UFRPE. É formada por monitores bolsistas sob a coordenação do astrofísico Antônio Carlos Miranda.

Segundo Fátima Bulcão, gestora da Torre Malakoff, o observatório foi reativado em 2011 e, desde então, agrega um público bastante interessado no tema. “A iniciativa é realizada sempre em parceria com o professor Antônio Carlos Miranda, da UFRPE, que organiza os grupos para subir até a cúpula da Torre e faz observações importantes. É um projeto bem especial, que agrega o público interessado em astronomia”, explica a gestora, que também supervisiona o projeto.

Serviço
Observatório astronômico na Torre Malakoff
Domingo (1º) | 16h às 20h
Praça do Arsenal, s/n, Bairro do Recife
Gratuito
Mais informações: (81) 3184.3180 | 3184.3182

< voltar para home