Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Literatura

11ª edição da Semana Manuel Bandeira celebra os cem anos do livro “Carnaval”

Promovida pelo Espaço Pasárgada, de 15 a 18 de abril, a programação do evento é gratuita e vai contar com vivências artísticas, palestras, recitais de música e poesia, rodas de diálogos, visita guiada e performances voltadas para estudantes

Laís Domingues/Secult-PE

Laís Domingues/Secult-PE

A Semana Manuel Bandeira é um evento cultural promovido pelo Espaço Pasárgada, através do Governo de Pernambuco, para comemorar o aniversário do poeta (133 anos) que viveu naquele lugar quando criança

A 11ª edição da Semana Manuel Bandeira, promovida pelo Espaço Pasárgada, através do Governo de Pernambuco, celebra este ano o centenário do lançamento do livro “Carnaval” de Manuel Bandeira, uma das obras precursoras do Movimento Modernista. A programação gratuita, que acontecerá entre os dias 15 e 18 de abril, vai contar com uma vivência artística com o artista visual Charles (Victor Dreyer), palestras, recitais de música e poesia, rodas de diálogos, visita guiada e performances voltadas para estudantes.

A Semana Manuel Bandeira é um evento cultural para comemorar o aniversário do poeta (133 anos) que viveu naquele lugar quando criança. Essa atividade, que já alcançou mais de quatro mil pessoas durante as suas dez edições, com um amplo perfil que vai das crianças à terceira idade, faz com que o público possa conhecer de perto a obra do poeta Manuel Bandeira.

Laís Domingues/Secult-PE

Laís Domingues/Secult-PE

De acordo com o secretário estadual de Cultura, Gilberto Freyre Neto, “a iniciativa busca ainda inserir na rotina das escolas públicas e privadas o Espaço Pasárgada como referência de suporte a pesquisas e estudos sobre a vida e obra do poeta”.

De acordo com o secretário estadual de Cultura, Gilberto Freyre Neto, “a iniciativa busca ainda inserir na rotina das escolas públicas e privadas o Espaço Pasárgada como referência de suporte a pesquisas e estudos sobre a vida e obra do poeta”. As três escolas convidadas irão apresentar trabalhos feitos pelos próprios alunos e alunas sobre a obra de Bandeira, criando uma interação entre a educação, a poesia e a arte de uma forma geral.

Para Marcelo Canuto, presidente da Fundarpe, “a ideia é estabelecer uma relação entre os convidados, professores, estudiosos, e profissionais de diversas áreas culturais, como parte das ações, indo além das apresentações literárias, recitais ou das palestras e mesas de debate“, explica.

Reprodução/Internet

Reprodução/Internet

A décima edição da Semana Manuel Bandeira, promovida pelo Espaço Pasárgada, celebra este ano o centenário do lançamento do livro “Carnaval” de Manuel Bandeira, uma das obras precursoras do Movimento Modernista

Um dos convidados desta edição é o professor, dançarino, ator e performer Adriano Cabral, que irá conduzir as atrações artísticas da Semana. Durante cada dia haverá uma performance do artista e seus convidados. Na quarta-feira (17), por exemplo, ele se apresenta ao lado do Grupo Tutti, da Cia. Ciganos de Luz (com o espetáculo Bailados no Reino do Pasárgada) e do bailarino Thiago Leal (com o número Um Sapateado para Bandeira). Na quinta-feira (18), o público poderá desfrutar da primeira edição do Saraus em Pasárgada, com o declamador Cláudio Noah.

Outra atividade é a vivência ‘Bandeira, um novo olhar 100 anos depois’, do artista visual Charles, no qual os visitantes poderão testemunhar, de segunda (15) a quinta (18), a criação de um painel inspirado no poema “Poema de uma quarta-feira de Cinzas” – presente no livro centenário de Bandeira. Além disso, todos os dias Charles irá conversar com os estudantes sobre seu processo criativo e a interação entre artes visuais e poesia.

Cultura.PE

Cultura.PE

O Espaço Pasárgada fica localizado na Rua da União, 265, no bairro da Boa Vista, no Recife

Na quinta–feira (19), encerrando a programação, será apresentada a primeira edição do ano dos Saraus em Pasárgada, com uma performance poética de Adriano Cabral e apresentação do cantor e compositor Claudio Noah, que recitará poemas, canções autorais e muitas obras de Manuel Bandeira. Em seguida, o artista Charles apresenta o resultado da sua vivência no Espaço Pasárgada.

Serviço:
11ª Semana Manuel Bandeira
15 a 18 de abril
Espaço Pasárgada (Rua da União, 265 Boa Vista)
Gratuito
Mais informações:

Confira a programação da X Semana Manuel Bandeira:

Segunda (15)
14h às 17h – Vivência artística ‘Bandeira, um novo olhar 100 anos depois’, com o artista Charles
Visita de escolas e bate-papo papo com Charles

Terça (16)
14h às 17h – Vivência artística ‘Bandeira, um novo olhar 100 anos depois’, com o artista Charles
14h30 às 16h – Visita guiada com poemas de Manuel Bandeira (alunos do Colégio Apoio)

Quarta (17)
14h às 17h – Vivência artística ‘Bandeira, um novo olhar 100 anos depois’, com o artista Charles
14h30 às 16h – Visita guiada com poemas de Manuel Bandeira (Escola Municipal Poeta Manuel Bandeira)
19h – Apresentação do Grupo Tutti; Recital ‘Um bailado no Reino do Pasárgada’ com o ator Adriano Cabral e a Cia. Ciganos de Luz; e ‘Um Sapateado para Bandeira’, com Thiago Leal

Quinta (18)
14h30 às 16h – Visita guiada com poemas de Manuel Bandeira (Alunos do Educandário São Judas Tadeu)
19h – Saraus em Pasárgada Especial: Performance poética com o ator Adriano Cabral; apresentação do cantor e compositor Cláudio Noah, com poemas autorais e de Manuel Bandeira
19h – Apresentação-final da vivência artística ‘Bandeira, um novo olhar 100 anos depois’, com o artista Charles

< voltar para home