Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Literatura

Pernambuco avança na elaboração do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas

Nova escuta pública acontece no dia 21 deste mês, em Abreu e Lima

Agentes das diversas cadeias da Literatura em Pernambuco têm um novo encontro marcado com gestores estaduais para construção coletiva do PELLLB, o Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas.

A nova Escuta Pública, convocada pelas Secretarias Estaduais de Cultura e Educação, pela Cepe Editora e pelo Fórum Pernambuco em Defesa das Bibliotecas, Livro, Leitura e Literatura (FPEBLLL), vai acontecer no município de Abreu e Lima, no próximo dia 21 de junho.

Divulgação

Divulgação

Wellington de Melo na escuta pública para o Plano realizada em Petrolina (maio/2016)

De acordo com Wellington de Melo, coordenador de Literatura da Secult-PE, “as escutas em diversas regiões do estado estão identificando os principais problemas e potenciais do setor, e acolhendo propostas que vão auxiliar na elaboração de um bom plano para garantirmos mais acesso da população ao livro, mais estímulo à leitura, mais circulação das obras”.

A atividade deste mês é voltada para aqueles que residem ou atuam, prioritariamente, na Região Metropolitana do Recife ou na Zona da Mata Norte. O convite é especialmente direcionado a escritores e críticos literários; ilustradores e designers gráficos; cordelistas e declamadores; editoras, livrarias e distribuidoras de publicações; bibliotecários e gestores de bibliotecas; contadores de histórias e mediadores de leitura; além de professores e, claro, os leitores.

Representando o Fórum Pernambucano em Defesa das Bibliotecas, Livro, Leitura e Literatura (FPEBLLL), Cida Fernandez ressalta que “este é um momento importante, de incidência da sociedade civil no planejamento da política pública, que precisa ser democrática e participativa”. A bibliotecária destaca também que a proposta do plano passará ainda por uma Consulta Pública, mais uma forma de ampliar a participação.

Para Silvana Meireles, Secretária Executiva Estadual de Cultura, “é no cenário das recentes conquistas dos Planos Nacionais de Cultura e Educação, além da iminente institucionalização do Plano Nacional do Livro e Leitura, que Pernambuco está consolidando mais um processo de construção democrática. O planejamento para os próximos dez anos, firmado num pacto entre a sociedade e o governo, convertido numa Política de Estado, vai dar sustentabilidade às ações e fortalecer todas as cadeias do setor”.

SERVIÇO

Escuta Pública – Plano Setorial do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas
Data: Terça-feira, 21/06
Horário: 9h às 13h
Local: Auditório da Secretaria de Educação de Abreu e Lima

HISTÓRICO

Entre 2013 e 2015, foram realizadas várias pré-escutas itinerantes sobre a situação das bibliotecas públicas, escolares e comunitárias, por todo o estado de Pernambuco, além de três Encontros Estaduais de Bibliotecas Públicas, Escolares e Comunitárias e uma pré-escuta aos elos criativo e produtivo do livro.

Esses levantamentos prévios, além das escutas dos fóruns setoriais, conferências de cultura e planejamento estratégico da Secult-PE, embasaram a elaboração de instrumentos e metodologia para a ampliação do mapeamento do setor em todo o estado de Pernambuco ao longo de 2016 e 2017.

A 1ª Escuta Pública aconteceu no Sertão do São Francisco em maio de 2016, durante o 3º CLISERTÃO – Congresso Internacional do Livro, Leitura e Literatura no Sertão, importante evento do setor do Livro, em Petrolina, e contou com a participação de escritores, editores, professores, bibliotecários, mediadores de leitura de Petrolina e municípios vizinhos.

Após essa escuta, aconteceu a Audiência Pública conduzida pela Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa de Pernambuco, em 11 de maio de 2016, na qual foram apresentados alguns dados sobre o setor LLLB em Pernambuco, a metodologia a ser aplicada na construção do plano e também informações atuais sobre o movimento nacional em torno da construção dessa política. A audiência tornou público o processo de construção do planejamento estratégico para a política do setor do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, informou e sensibilizou a sociedade civil, os poderes executivos e legislativos municipais e estadual para participarem ativamente dessas ações.

< voltar para home