Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Literatura

Poesia luso-brasileira em destaque no Espaço Pasárgada

Poeta Luis Serguilha ministrará no local curso sobre o 'cruzamento' entre a poesia portuguesa e a poesia brasileira

Divulgação

Reprodução/Internet

Luis Serguilha é poeta e ensaísta, autor de várias obras e de uma coleção de poesia contemporânea brasileira

O Espaço Pasárgada, na Rua da União (Boa Vista), vai receber a partir da próxima terça-feira (24) o curso Poesia-Crítica, Desleituras e Transleituras da Poesia Portuguesa-brasileira na(da) Actualidade, que será ministrado pelo poeta português Luis Serguilha. Os encontros se repetirão durante dois meses, sempre às terças-feiras, das 19h às 21h. As vagas são limitadas e o custo mensal é de R$ 100. As inscrições podem ser feitas no próprio Espaço Pasárgada.

Durante as aulas os alunos terão a oportunidade de potencializar as experimentações poéticas com as forças paradoxais do mundo. A proposta, segundo o facilitador, é trabalhar o corpo estrangeiro do poeta, feito de possibilidades osciladoras, e fazer da tentativa das construções linguísticas um mar de possibilidades. Além disso, ao longo do curso, Luis Serguilha convidará outros poetas para experimentar suas leituras e escritas com o público.

PERFIL - Luis Serguilha é poeta e ensaísta, autor de várias obras e de uma coleção de poesia contemporânea brasileira na Editora Cosmorama de Portuga. É curador do Raias-Poéticas: Afluentes Ibero-Afro-Americanos de arte e pensamento e criador da estética do laharsismo. é autor de alguns livros, tais como Embarcações (2004), A singradura do capinador (2005), Hangares do vendaval (2007), As processionárias (2008), Korso (2010), Koa’E (2011) e Kalahari (2013).

PASÁRGADA - Foi no sobrado nº 263 da Rua da União, hoje Espaço Pasárgada, onde o poeta Manuel Bandeira viveu parte da sua infância, dos seis aos dez anos. O casarão em estilo neoclássico, de propriedade do avô de Bandeira, inspirou vários de seus poemas. Atualmente o Espaço Pasárgada se configura como um centro de vivência e produção literária e, desde abril de 2009, acolhe a Coordenadoria de Literatura da Fundarpe. Realiza ações de fomento à literatura dentro da casa – aberta a pesquisas e eventos literários – e fora dela – através de intercâmbio e parcerias com outros grupos e espaços ligados à literatura e à cultura de modo geral.

Serviço
Curso Poesia-Crítica, desleituras e transleituras da poesia portuguesa-brasileira na(da) actualidade
Início: 24 de março | 19h às 21h
R$ 100 mensal
(81) 3184 3165 

< voltar para home