Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Literatura

Semana Manuel Bandeira celebra legado do poeta pernambucano

Ações educativas e culturais ocupam o Espaço Pasárgada de 22 a 24 de abril.

Lais Domingues/Secult-PE

Lais Domingues/Secult-PE

Semana Manuel Bandeira é realizada no Espaço Pasárgada, que fica na Rua da União, na Boa Vista.

Para marcar mais um aniversário de Manuel Bandeira, o Espaço Pasárgada, casarão na Boa Vista/Recife onde o poeta viveu parte de sua infância, promove de 22 a 24 de abril uma programação especial e inteiramente gratuita. Com o tema “Cotovia: até onde vai seu pensamento”, a Semana Manuel Bandeira 2015 é uma iniciativa do Governo de Pernambuco, através da Secult-PE e da Fundarpe.

Na programação, uma série de atividades educativas e culturais para promover a poesia, particularmente a do poeta pernambucano, e a relação da literatura com outras linguagens da arte, como o audiovisual, a música e o teatro.

O objetivo é instigar o interesse do público em geral pela literatura e pela obra do poeta. Neste sentido, o Espaço Pasárgada fechou uma parceria com o Programa Manuel Bandeira, projeto de fomento à leitura da Secretaria de Educação da Prefeitura do Recife, e também com outras escolas da rede pública e privada. A ideia é que os alunos realizem visitas guiadas pelo espaço e apresentem trabalhos autorais baseados na obra do poeta pernambucano.

Lais Domingues/Secult-PE

“O casarão estará ornamentado com peças feitas pelos alunos que participam deste programa, e teremos algumas ações voltadas aos estudantes, como visitas guiadas e exibição de filmes”, explica Marília Mendes, gestora do Espaço Pasárgada. “Este é um período importante, que marca os 129 anos de aniversário de Manuel Bandeira e que reafirma a missão do Pasárgada, que é divulgar a cultura literária pernambucana”, complementa Marília.

A presidente da Fundarpe, Márcia Souto, destaca que “a Semana é mais uma oportunidade de reverenciarmos o legado de Bandeira e estimularmos a ocupação deste importante equipamento cultural ofertando uma programação de qualidade, articulada com a rede escolar, com poetas e também artistas de outras linguagens culturais”.

O evento conta ainda com uma exposição sobre a obra de Bandeira, além de contação de história, recitais, oficina cultural, edição especial do Livros Livres, ação da Coordenadoria de Literatura da Secult-PE, e escambo de livros. Para esta última atividade, basta o interessado levar um livro que não seja didático ou religioso e trocar por outro de sua escolha.

Lais Domingues/Secult-PE

Integração entre linguagens

No dia 22 de abril, haverá uma apresentação do espetáculo “Olhos de Café Quente – a poesia em corpo”, monólogo com a atriz Soraya Silva que tem a direção de Quiercles Santana e produção de Renata Phaelante. Outra atividade de destaque, no dia 23, será uma noite dedicada ao audiovisual e cineclubismo com o Cine Pasárgada Especial, apresentando os filmes vencedores do 16º Festcine, festival de curtas promovido pela Secult-PE e Fundarpe.

Um dos filmes a ser exibido na sessão será “A felicidade não é deste mundo”, de Sephora Silva, que procurou uma forte interação entre a literatura e o audiovisual no seu curta. “Minha intenção foi fazer algo com uma pegada experimental, porque minha personagem tem um problema mental e por este motivo ela vive entre a realidade e o delírio. Como a poesia, que foi a linguagem complementar que usei no meu roteiro tem esta característica, resultou numa integração entre linguagens que casou muito bem”, comenta Sephora Silva.

No dia 24 de abril, a Semana Manuel Bandeira receberá o grupo Literatrupe e o Projeto Santa Loucura, coordenados pelo ator e professor de teatro Carlos Mesquita, que declamarão versos de Manuel Bandeira e outros poetas. “Vamos nos apresentar com um grupo do Núcleo de Atenção Psicossocial de Pernambuco (NAPPE), organização que apoia pessoas com algum tipo de transtorno mental. É uma ação bem legal porque tem trazido melhorias no diagnóstico dessas pessoas”, explica Carlos Mesquita. Ainda no dia 24, haverá recital de poesia com microfone aberto, lançamento do livro ‘Coesia’, de Raimundo de Moraes, e apresentação do Grupo São Saruê com poemas de Manuel Bandeira.

Serviço
Semana Manuel Bandeira
22 a 24 de abril | 9h às 12h; 14h30 às 17h; 19h30
Espaço Pasárgada (Rua da União, 263, Boa Vista, Recife-PE)
Gratuito
Mais informações: (81) 3184 3165

Confira a programação completa da Semana Manuel Bandeira:

QUARTA-FEIRA (22)

9h às 19h30
- Exposição das obras do poeta Manuel Bandeira;
- Escambo de livros Especial;
- Livros Livres;

19h30
- Apresentação da peça teatral: “Olhos de Café Quente” com Soraya Silva, direção de Quiercles Santana e produção de Renata Phaelante

QUINTA-FEIRA (23)

8h às 11h
- Atividade da Biblioteca – Tema: Cotovia: dos teus dias de criança… (Público: infantil das escolas municipais);
- Exposição da Produção dos alunos em torno da Obra de Manuel Bandeira;
- Visita guiada pelo casarão;
- Exibição de curtas de animações;
- Teatro de Bonecos;
- Recital Poético e produção de marcadores de livros e cotovia de material reciclável.

8h às 19h30
- Exposição das obras do poeta Manuel Bandeira;
- Escambo de livros Especial;

14h30 às 17h
- Oficina de Origami;
- Apresentação do Coral infantil.
- Contação de Histórias com Caravana Carambola

19h30
- Cine Pasárgada Especial – Exibição dos curtas metragens vencedores do Fest Cine 2014.
Filmes: Encantada, A Felicidade Não É Deste Mundo, De Profundis)

SEXTA-FEIRA (24)

9h às 12h
- Ação Pedagógica sobre a Vida e Obra de Manuel Bandeira.
Atividade da Escola:
Breve apresentação da sua vida, narrada por uma aluna.
Apresentação de um poema.
Apresentação de um jogral.

12h às 19h30
- Exposição das obras do poeta Manuel Bandeira;
- Escambo de livros Especial
- Grupo Literatrupe  com o Grupo Santa Loucura do NAPPE declamando poemas de Manuel Bandeira e outros

19h30
- Recital de poesia com microfone aberto;
- Lançamento do Livro Coesia de Raimundo Moraes;
- Apresentação do projeto Santa Loucura com poemas de Manuel Bandeira
- Apresentação do grupo São Saruê

< voltar para home