Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Secretaria de Cultura

Nota de pesar – Marcus Accioly

A Secretaria de Cultura de Pernambuco, a Fundarpe e o Conselho Estadual de Preservação  do Patrimônio Cultural lamentam  o falecimento do poeta Marcus Moraes Accioly.  Graduado em Direito e pós-graduado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foi vice-presidente da União Brasileira de Escritores (UBE) e professor de Teoria Literária e Literatura Brasileira na UFPE. Atualmente, era Conselheiro do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio  Cultural. Ocupava a cadeira de número 19 da Academia Pernambucana de Letras.

Divulgação

Ao longo da sua carreira, ganhou diversas premiações, como o prêmio “Mário de Andrade” e “Olavo Bilac”, da Academia Brasileira de Letras (ABL), entre outros, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, da Associação Paulista de Críticos de Arte e da União Brasileira de Escritores.

“Cancioneiro”, “Xilografia”, “Latinomérica”, “Ó(de)Itabira”, “Poética”, “Narciso”, “Sísifo”, “Íxion”, “O Exílio da Canção”, “Guriatã” e “Érato” são alguns dos livros escritos por Marcus Accioly. Sua partida provoca uma grande perda para a cultura de Pernambuco e do Brasil. Porém sua obra e suas contribuições deixam marcas indeléveis que serão por nós sempre preservadas.

< voltar para home