Palco Instrumental começa sua programação neste sábado
Nomes como Naná Vasconcelos, Guizado, Beto do Bandolim, maestro Ademir Araújo e o grupo argentino Escalandrum são destaques
Postado em: Festival de Inverno | Música
por Leonardo Vila Nova
Em meio ao cenário inspirador do Parque Ruber Van Der Linden, começa, neste sábado (19), a partir das 18h, a programação do Palco Instrumental do 24º Festival de Inverno de Garanhuns. Em cinco dias, 15 atrações se apresentarão, mostrando a produção musical contemporânea instrumental. Artistas consagrados e novos nomes, seja do Brasil ou de fora do país, levarão música de primeira qualidade ao público.
Nesta noite de abertura, o grande destaque é a apresentação do percussionista Naná Vasconcelos, que se une ao multiinstrumentista Lui Coimbra, num duo que permite aos músicos passearem pelas mais diversas possibilidades, unindo técnica e emoção, num sofisticado diálogo entre sons ancestrais e contemporâneos. Eles tocam às 20h, encerrando a noite de hoje, que contará também com os shows de Marcos Cabral (18h) e Henrique Annes (19h).
No domingo (20), o grande nome da noite é o trompetista Guizado. O paulista tem consolidado seu nome entre os melhores instrumentistas brasileiros. Músico de artistas como Karina Buhr, Curumin e Lucas Santanna, ele imprime uma marca própria ao trompete, passeando pela psicodelia, jazz e hip hop. Ele também encerra a programação da noite, às 20h. Passam pelo palco Orlito Blues (18h) e Renato Bandeira e Som de Madeira (19h).
Já na terceira noite de programação, a quinta (24), Beto do Bandolim promete impressionar a platéia com sua desenvoltura ao instrumento, passeando por frevos, baião, maxixes, valsas, dobrados, mas sua especialidade mesmo é o choro. Ele é autor de quase 1 mil composições, nos mais variados estilos, ele é referência da música instrumental em todo o Brasil. Sua apresentação é às 19h. Também se apresentam Roberto Lima (18h) e Zé da Velha e Silvério Pontes (20h).
Os “Araújos” dão o tom na noite da sexta (25). Às 19h, quem sobe ao palco é o contrabaixista Bráulio Araújo, músico requisitado por vários artistas pernambucanos e dono de uma desenvoltura impressionante ao instrumento. Na sequência, encerrando a noite, o Patrimônio Vivo de Pernambuco, maestro Ademir Araújo leva a força do seu frevo soberano ao palco instrumental. Mas não para por aí. Ele também apresenta o leque variado de composições, que passam pelo maracatu, valsas, maxixes, modinhas, sambas e cocos. Quem abre a noite é Arhur Medeiros (18h).
Divulgação

O grupo argentino Escalandrum encerra a programação do Palco Instrumental, no próximo sábado (26)
Na última noite da programação, sábado (26), o destaque fica por conta da atração internacional, o grupo Escalandrum. O sexteto argentino tem à frente Daniel ‘Pipi’ Piazzolla, neto Astor Piazzola. Eles são responsáveis por difundir o jazz portenho por todo o mundo e tem se destacado pela sofisticação de sua música. Eles são a última atração da noite, se apresentando às 20h. O músico Hugo Linns e sua viola dinâmica se une a voz peculiar da cantora Renata Rosa, em apresentação às 19h. Quem abre a noite é Lultinha Trumpet.
Confira a programação completa
Sábado, 19/07
18h – Marcos Cabral
19h- Henrique Annes
20h- Naná Vasconcelos e Lui Coimbra
Domingo, 20/07
18h- Orlito Blues
19h- Renato Bandeira e Som de Madeira
20h- Guizado
Quinta-feira, 24/07
18h – Roberto Lima
19h – Beto do Bandolim
20h – Zé da Velha e Silvério Pontes
Sexta-feira, 25/07
18h – Arthur Medeiros
19h – Bráulio Araújo
20h – Ademir Araújo
Sábado, 26/07
18h – Lulinha Trumpet
19h – Hugo Linns com participação de Renata Rosa
20h – Escalandrum (ARG)

