Revista Continente estreia novo visual e reforça o prazer da leitura
Postado em: Serviço Cultural
Continente, uma das revistas de jornalismo cultural mais antigas em atividade no Brasil, completou 23 anos no mercado em dezembro e chega à edição de número 247 cheia de novidades para tornar mais agradável ainda a leitura das reportagens. O conteúdo, agora bilíngue, com textos em português e inglês, é exclusivo e não estará reproduzido no site da revista, que será atualizado toda semana. Outra mudança é a periodicidade: a Continente impressa deixa de ser publicada mensalmente pela Cepe e passa a ter tiragem trimestral.
“Estamos apresentando um conjunto de mudanças que fortalecem as duas revistas, a física e a digital (https://revistacontinente.
Com quatro edições por ano, a Continente impressa também traz inovações no projeto gráfico, nova marca e a orientação de ser uma revista de arte, no visual e no conteúdo. “Ela funciona como um livro de arte, com um conteúdo de cultura +, entendemos que cultura não se limita a uma linguagem artística, mas alcança todo o fazer humano nas áreas de meio ambiente, educação, turismo (muito forte nesta edição), tecnologia, ciência, indústria”, declara Mário Hélio.
A cada novo número (janeiro-março, abril-junho, julho-setembro e outubro-dezembro), a revista apresenta um documento, que é uma longa reportagem temática, e tenta aprofundar o assunto. “O que nós fazíamos antes, a Continente Documento, em edições esporádicas, foi incorporada à revista e a primeira grande reportagem é sobre a música pernambucana, partindo dos sucessos atuais”, informa.
O documento traz o perfil de nove artistas da cena musical de hoje – Amaro Freitas (foto da capa da revista), Almério, Ayrton Montarroyos, Duda Beat, João Gomes, Johnny Hooker, Juliano Holanda, Martins e Zé Manoel -, entrevista com o rabequeiro, cantor e compositor Maciel Salú e a história da música pernambucana. “É o resultado de muita pesquisa, traduzida em informação e diversão”, diz Mário Hélio.
De acordo com ele, a revista de número 247 faz uma exaltação a Pernambuco, a partir da música, e se estende nas reportagens sobre Fernando de Noronha, patrimônio natural e um dos principais destinos turísticos do Estado; sobre Suape, um dos motores do desenvolvimento do Estado, com o porto e as belas praias no Litoral Sul; e sobre o cangaço, Lampião e Serra Talhada, município onde nasceu o famoso cangaceiro Virgulino Ferreira da Silva (Lampião), em 1898.
“A nova Continente é prazerosa e inclusiva, com texto jornalístico que pode ser compreendido por qualquer pessoa, é uma revista leve e que valoriza muito o desenho”, destaca Mário Hélio. O conteúdo, diz ele, é ideal para ser trabalhado por professores em sala de aula e, como o Governo de Pernambuco fez assinatura do periódico, cada escola da rede pública estadual receberá um exemplar da Continente.
Serviço
Onde comprar a Continente
Lojas Cepe
Livraria Cepe Editora Paulo Freire (Sede)
Rua Coelho Leite, 530, Santo Amaro, Recife
Segunda a sexta, 8h às 16h30
(81) 3183-2700
Livraria Cepe Editora Tarcísio Pereira (Centro de Artesanato de Pernambuco)
Av. Alfredo Lisboa, Bairro do Recife, Praça do Marco Zero, Recife
Segunda a sábado, 9h às 19h, Domingo, 9h às 17h
(81) 99488-3731
Livraria Cepe Editora Germano Coelho (Mercado Eufrásio Barbosa)
Av. Dr. Joaquim Nabuco, Varadouro, Olinda
Terça a domingo, 9h às 17h
(81) 99488-3730
Livraria Cepe Editora Ramires Teixeira (Museu do Estado de Pernambuco) Av. Rui Barbosa, 960, Graças, Recife
Terça a sexta, 11h às 17h, Sábado, 14h às 17h
(81) 99488-3732
Bancas em Pernambuco
Banca do Gordo – Avenida Dezessete de Agosto, 1803, Casa Forte, Recife
Banca Lazer – Rua Bernardo Guimarães, s/n, Santo Amaro, Recife
Banca Rio Branco – Avenida Rio Branco, 76, Bairro do Recife, Recife
Banca Tropical – Avenida Visconde de Albuquerque, 603, Madalena, Recife
Banca Circular – Av. Presidente Getúlio Vargas, 166, Bairro Novo, Olinda
Boa Forma – Rua do Futuro, 876, Graças, Recife
Banca Jornal Magazine – Rua Sete de Setembro, s/n, Boa Vista, Recife
Banca Paulista – 92 – Av. Conselheiro Aguiar, 4334, Boa Viagem, Recife
Serviços Zap – Rua Joaquim Nabuco, 409, Derby, Recife
Banca Espinheiro – Rua da Hora, 255, Espinheiro, Recife
Banca J.A S – Rua Dom João de Souza, 96, Madalena, Recife
Banca Guararapes 01 e 02 – Av. Guararapes, 223, Santo Antônio, Recife
Livrarias em Pernambuco
Livraria Praça de Casa Forte – Praça de Casa Forte, 454, Recife
Imperatriz – Lojas do Recife e de Caruaru
Livraria Jaqueira Paço Alfândega – Rua Madre de Deus, 110, Bairro do Recife, Recife
Livraria Jaqueira Matriz – Rua Antenor Navarro, 138, Jaqueira, Recife
Livrarias e banca fora de Pernambuco
Palavrear Livros (Goiania), Editora Martins Fontes, Megafauna e Livraria e Cafeteria Mandarina (São Paulo), Itiban Revistaria e Livraria Arte e Letra (Curitiba), Livraria da Travessa, Blooks e Indieblooks (Rio de Janeiro), Indieblooks e Livraria A Ponte (Niterói), Livros e Livros (Florianópolis), Coop. Cultural (Natal), Livraria Café e Cultura (Londrina), Jenipapo Livraria (Belo Horizonte), Livraria do Luiz (João Pessoa), Banca Circulares (Asa Norte, Brasília).
