Novo Conselho de Preservação do Patrimônio realiza sua primeira reunião
Postado em: Fundarpe | Secretaria de Cultura

Empossados no final de 2015, os membros do novo Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (CEPPC) realizaram nesta quinta-feira, 21/1, a primeira reunião deste nova e importante instância de participação social.
“Esse primeiro encontro coroa todo o processo de luta por uma política cultural que disponha de instrumentos de pactuação capazes de dar o tratamento adequado ao rico patrimônio material e imaterial de Pernambuco, bens fundantes da própria identidade nacional”, enfatizou o secretário Marcelino Granja, presente ao momento histórico. Para ele, um dos principais papéis do Conselho é a mobilização da sociedade, que, agora paritário – metade sociedade civil e metade do poder público -, vai deliberar sobre tombamentos e eleição de novos Patrimônios Vivos, por exemplo.
“Temos que colocar a pauta da preservação em dia, e também entendermos que se trata de uma construção de políticas que só fazem sentido existir com diálogo entre sociedade e governo. Nós, da Secult-PE/Fundarpe, estamos dispostos a fazer esse trabalho conjunto. Não tenho dúvidas que vamos conseguir progredir”, destacou a presidente da Fundarpe, Márcia Souto.
Eleitos democraticamente por fazedores de cultura de Pernambuco, os novos conselheiros deram início à construção do regimento interno do CEPPC. Além disto, o grupo deverá também priorizar a atualização da legislação relativa ao tombamento do patrimônio construído, tendo em vista que é necessário dar celeridade a alguns processos que aguardam conclusão no âmbito estadual.
Próximos passos
No encontro, os participantes discutiram o procedimento democrático para criação de uma comissão que irá elaborar o regimento interno, que será editado e divulgado por decreto do governador Paulo Câmara nos próximos 45 dias. “Debatemos os encaminhamentos para a próxima reunião que já deve acontecer daqui a uma semana, além da pauta central deste Conselho, suas prioridades e como se dará a relação com a Secult-PE e Fundarpe”, finalizou o secretário Marcelino Granja.