Com incentivo do Funcultura, Trupe Circuluz inicia projeto de pesquisa em teatro de rua
Postado em: Artes Cênicas | Formação Cultural | Funcultura
Fernando Timba

Um dos mais antigos brincantes de Mateus de Pernambuco, o Mestre Martelo Mateus, do Cavalo Marinho Estrela de Ouro-PE, abre a programação com a oficina “Mateus: o palhaço de cara preta”
A partir desta sexta-feira (19), brincantes, atores e atrizes, pesquisadores e artistas estão convidados a iniciar uma jornada de pesquisa e aprendizado no universo do Teatro de Rua. Trata-se do projeto O ator em situação de rua, da Trupe Circuluz, que tem início com oficina ministrada por Mestre Martelo Mateus do Cavalo Marinho Estrela de Ouro (PE). Ao longo de seis meses, a Trupe vai promover ações para investigar as singularidades da atuação em três eixos temáticos: Ator/atriz e processos criativos; Dramaturgia; e Espaço Cênico no Teatro de Rua. Diferentes pontos da região metropolitana do Recife serão picadeiro para as experimentações, abertas e gratuitas. O projeto tem apoio do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura).
Um dos mais antigos brincantes de Mateus de Pernambuco, o Mestre Marcelo Mateus abre o projeto com a oficina Mateus: o palhaço de cara preta, que possibilitará aproximação com o jogo, corporeidade, musicalidade e comicidade próprias da atuação em espaços abertos. A oficina acontece na Sede da Capoeira Lua de São Jorge na Cidade Tabajara – Olinda, e às 19h, o encerramento é aberto ao público, em apresentação com participação do Grupo de Estudo em Cavalo Marinho Boi Chatim. Seu Martelo é uma figura, um palhaço, nascido em Nazaré da Mata, artista desde os 10 anos, quando brilhava os olhos diante das sambadas de cavalo-marinho nas vilas e terreiros da Zona da Mata. Já adentrou também a dança contemporânea, e por oito anos, dividiu a cena com o Grupo Grial de Dança, em espetáculos como A barca e Castanho sua cor.
O projeto O ator em situação de rua promove também oficina também com Junio Santos, contemplando troca de saberes sobre sua experiência em Teatro de Rua, roda de brincadeiras e um mergulho na poética e ludicidade da atuação em espaços públicos abertos, além de ser um convite a interagir e ressignificar simbologias, olhares, relações e formas de fazer.
Além das oficinas, a programação contará com Experimentos Vivências, um conjunto de seminários (3 deles abertos ao público) para leituras, estudos teóricos e debates com convidados em torno de três temáticas: Ator e Atriz – processos criativos; A cidade como espaço cênico; e Dramaturgia para o Teatro de Rua. Um dos seminários terá presença de intérprete em Libras. Paralelamente, haverão encontros teórico-práticos entre os pesquisadores, para aprofundamento e experimentação de repertório adquirido nas outras atividades. As oficinas e grupos de estudo priorizam atores e grupos de teatro, especialmente de Teatro de Rua, mas também brincantes, bailarinos, artistas em geral e pesquisadores da área.
A vivência também terá Escambos Populares, que consiste em diálogos com três brincadeiras populares – o Reisado, o Pastoril e o Cavalo Marinho, em bate papo com mestres, aproximando atores e atrizes de mundos que inspiram o trabalho nas ruas.O processo de pesquisa e experimentos vai culminar nas Intervenções quase espetaculares, com aplicações práticas, de interação entre espaço e público, uma mostra de esquetes construídas nas investigações. Acontecerão no centro e em comunidades das periferias do Recife, promovendo acesso a públicos diversos. O material resultante das vivências, fotografias e depoimentos em vídeo serão disponibilizados para visitação e estudos. Veja detalhes e programação: www.trupecirculuz.wixsite.com/circuluz
HISTÓRICO
A trupe Circuluz Cia de Artes foi criada em Olinda-Pe. Com cinco anos de estrada, é formada por artistas maranhenses e pernambucanos, e usa o Circo, o Teatro de Rua e a Cultura Popular como campos integrados para a criação e encenação. Busca constantemente a interlocução com o público e arte pública, e nesse sentido as praças, ruas, avenidas, pontes, viadutos e todo e qualquer lugar urbano são tomados como espaços de construção de encontros, “ludi-cidade” e arte.
Serviço: Projeto de pesquisa e experimentação “O ator em situação de Rua”
De agosto a dezembro de 2016
Oficina 1- Mateus: o palhaço de cara preta
Quando: 19 e 20 de agosto às 18h e 21 de agosto às 16h
Apresentação aberta ao público no domingo (21) às 19h
Onde: Sede da Capoeira Lua de São Jorge
Endereço: Rua Potiguar, n 29, Cidade Tabajara, Olinda – PE
Atividade gratuita
Mais informações: 081 9 9926-7112 / 9 9521-4506