“Transborda – Mostra Pesqueira de Artes Cênicas” movimenta o agreste pernambucano
Dentre todas as atividades da mostra, que vai 05 a 11 de novembro, projeto recebe na quinta (08) uma importante mesa que irá discutir, com representante do estado e da sociedade civil, o atual momento de políticas para as artes e a cultura no Brasil.
Postado em: Artes Cênicas | Economia Criativa | Formação Cultural
Começou na segunda-feira (05/11) o Transborda – Mostra Pesqueira de Artes Cênicas, projeto do Sesc Pernambuco que chega à cidade de Pesqueira para uma semana de atividades até o dia 11 de novembro. Serão realizadas oficinas de teatro, dança e gestão para grupos artísticos, mesas de conversas sobre temas relacionados a cultura e as artes. As atividades serão realizadas no Sesc Pesqueira, na Escola Estadual Cristo Rei, na Associação Cultural Vivarte, na Praça Rosa, que fica no centro da cidade, e na comunidade indígena Xucuru.
Iniciado no Grande Recife, o Transborda incluiu a cidade de Pesqueira para ampliar o projeto com uma programação voltada para o estudo da cultura envolvendo as comunidades indígenas. “Os temas que serão abordados durante toda a semana, sejam nas oficinas, nas mesas de discussão ou mesmo nas apresentações culturais, visam contribuir com a formação dos artistas da região e discutir a sustentabilidade e a autogestão daqueles que trabalham com as mais variadas manifestações artísticas. O Transborda é, sem dúvida, um espaço de muita reflexão sobre o futuro da nossa cultura”, explica Luana Félix, instrutora de Atividades Artísticas do Sesc Pesqueira.
A programação tem início na segunda-feira (05/11) com o projeto Sesc Dramaturgias, que terá o curso de Dramaturgia do Ator. O encontro será mediado pelo ator e professor Hugo Patrick Moss, do Rio de janeiro. Será na Escola Estadual Cristo Rei, de 19h às 22h, e as aulas seguem até a sexta-feira (09/11). Também na Escola Estadual Cristo Rei, de 06 a 08, haverá a oficina de Criação em Dança, com o professor pernambucano Diogo Lins. A oficina será sempre das 19h às 22h. E de 05 a 09, das 14h às 18h, acontecerá o Curso de Formação de Gestores de grupos, trupes e companhias de Teatro e Circo. As inscrições podem ser feitas no Ponto de Atendimento do Sesc Pesqueira.
Na quinta-feira (08), a programação começa às 14h com uma mesa de conversa que marca oficialmente a abertura da Mostra Transborda Pesqueira. O tema será “Políticas para a cultura e para as artes” e a mesa acontece na Associação Cultural Vivarte (Rua Lucília Tenório de Brito, nº 127). A gerente de Formação e Projetos Especiais da Secretaria de Cultura Tarciana Portella vai representar o Governo de Pernambuco.
“Queremos refletir sobre a ideia de que para fazer cultura temos que pensar cultura, ter estratégias de criação e manutenção do artista. Sustentabilidade dos artistas e das artes. Saber como a gente cria essas politicas, como a gente acompanha, e como elas são guiadas. Como o estado alinha suas políticas culturais com o município e como os municípios alinham com as instituições privadas. E como as instituições privadas se inserem nesse processo”, conta Luana Félix.
“É um momento importante e urgente em que precisamos dialogar, discutir, tendo em vista as mudanças anunciadas em relação às politicas culturais no país, inclusive a que prevê a extinção do MinC, com sua fusão com o Ministério da Cultura e Esportes. Esta sendo anunciado também o interesse do futuro governo de usar para outros fins a verba do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), hoje sob a responsabilidade da Ancine, que é fruto de uma política exitosa para a política do audiovisual brasileira, incluindo o audiovisual pernambucano, quando alavanca com R$ 15 milhões o edital do Funcultura Audiovisual. Com essa retração, as políticas públicas entram num momento de incógnita”, coloca Tarciana Portella.
Após esta mesa, às 16h30, haverá mais uma roda de discussões sobre política cultural. Desta vez, com o tema “Gestão e Produção Cultural”. Às 19h30, no Sesc Pesqueira, o público confere o espetáculo “Um Minuto para Dizer que te Amo”, do Matraca Grupo de Teatro de Pernambuco.
A abertura da programação da sexta-feira (09) será com um cortejo cultural, às 16h, que vai desfilar pelas ruas de Pesqueira, saindo da Praça da Rosa em direção ao Sesc Pesqueira, onde acontecerá o espetáculo “Angelicus”, do Matraca Grupo de Teatro de Pernambuco. Depois, no Salão Multiuso do Sesc, às 20h, será encenado o espetáculo “Terra Queimada”, que é o resultado do trabalho desenvolvido pelo curso de Iniciação ao Teatro da Unidade.
No sábado (10/11), a Associação Cultural Vivarte será palco de duas mesas de discussão. A primeira, às 14h, aborda a profissão do artista, e a segunda, às 16h30, terá como tema a “Sustentabilidade dos artistas e das artes”. O espetáculo “Cárcere”, do Grupo Corpore de Dança do Sesc Piedade (PE) será a atração do Espaço Varanda, no Sesc Pesqueira, às 19h. Às 20h, terá a apresentação do espetáculo “Alguém pra Fugir Comigo”, do Resta 1 Coletivo de Teatro (PE), no Salão Multiuso da Unidade.
E o domingo (11/11) será de vivências artísticas com o projeto Conexão Aldeia. A partir das 10h, uma série de atividades culturais acontecerão no Centro Cultural da Casa das Sementes na Serra do Ororubá, em Pesqueira, com o povo indígena Xucuru. Será um dia inteiro de programação com apresentações teatrais, contações de história, lançamento de filme, refeição coletiva e apresentação de Sambas de Coco da aldeia.
Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 20 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academia, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.
Serviço – Transborda – Mostra Pesqueira de Artes Cênicas
Data: de 05 a 11 de novembro de 2018
Entrada gratuita
Informações (87) 3835.1164
Programação
De 05 a 09/11
14 às 18h – Sesc Dramaturgias: Curso de Dramaturgia da atuação, com Hugo Patrick Moss (RJ)
Local: Escola Estadual Cristo Rei
De 05 a 09/11
14h às 18h – Curso de Formação de Gestores de grupos, trupes e companhias de Teatro e Circo
Local: Escola Estadual Cristo Rei
De 6 a 08/11
19h às 22h – Oficina de Criação em Dança, com Diogo Lins (PE)
Local: Escola Estadual Cristo Rei
Quinta (08/11)
14h – Mesa de Abertura do Transborda: “Políticas para a cultura e para as artes”
Local: Associação Cultural Vivarte
16h30 – Mesa de discussão: “Gestão e Produção Cultural”
Local: Associação Cultural Vivarte
19h30 – Espetáculo: “Um minuto para dizer que te amo”, do Matraca Grupo de Teatro (PE)
Local: Sesc Pesqueira
Sexta (09/11)
16h – Cortejo Cultural pelas ruas da cidade de Pesqueira
18h – Espetáculo: “Angelicus”, do Matraca Grupo de Teatro (PE)
Local: Praça da Rosa
20h – Espetáculo: “Terra Queimada” (Apresentação da Conclusão do Curso de Iniciação ao Teatro do Sesc Pesqueira)
Local: Sesc Pesqueira – Salão Multiuso
Sábado (10/11)
14h – Mesa de discussão: “Profissão: ARTISTA!”
Local: Associação Cultural Vivarte
16h30 – Mesa de discussão: “Sustentabilidade dos artistas e das artes”
Local: Associação Cultural Vivarte
19h – Espetáculo: “Cárcere”, do Grupo Corpore de Dança (Sesc Piedade)
Local: Espaço varanda do Sesc Pesqueira
20h – Espetáculo: “Alguém para fugir comigo”, do Resta 1 Coletivo de Teatro (PE)
Local: Salão Multiuso do Sesc Pesqueira
Domingo (11/11)
CONEXÃO ALDEIA – Vivência artística no Centro Cultural da Casa das Sementes na Serra do Ororubá, em Pesqueira, com o povo indígena Xucuru
10h – Dança do Toré
10h30 – Escutatória: Contação de história com os índios
11h – “Decripolou Totepou”, de Odília Nunes (PE)
12h – Refeição Coletiva (Comida de Índio)
13h – Grupo de Pífano Xucuru e o lançamento do Curta “Assembleia Xucuru”, da Ororubá Filmes
14h – Apresentação do Espetáculo sobre o Cacique Xikão
15h – Espetáculo de Lambe-lambe com o grupo Pé de Vento do Sesc Arcoverde (PE)
16h – Espetáculo: “Espelho da Lua”, da Tropa do Balacobaco (Arcoverde- PE)
17h – Espetáculo: “Aboio”, do Grupo Proscênio de Teatro do Sesc Surubim (PE)
18h – Refeição Coletiva (Comida de Índio)
18h30 – Samba de Coco Xené de Jurema
19h10 – Samba de Coco Toipe do Ororubá

