Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Cepe promove primeira live de Silviano Santiago

Nesta quinta-feira (18), às 19h, o escritor carioca faz uma live-aula sobre Graciliano Ramos e Machado de Assis, temas de seu novo livro editado pela Cepe

Nos primeiros meses da pandemia, quando a sociedade ainda procurava se adaptar à nova rotina de vida, obrigada ao confinamento imposto pela pandemia de Covid-19, o escritor Silviano Santiago se dedicava a escrever um dos seus mais sofisticados ensaios: “Fisiologia da composição – Gênese da obra literária e criação em Graciliano Ramos e Machado de Assis”, editado pelo selo Suplemento Pernambuco, da Cepe Editora. Nesta quinta-feira (18), às 19h, o autor dá uma aula sobre Graciliano Ramos e Machado de Assis, nesta que será sua primeira live, com mediação do editor do Pernambuco, Schneider Carpeggiani, no canal da Cepe no YouTube (bit.ly/canalcepe). No mesmo dia, a obra autografada pelo autor começa a ser vendida exclusivamente no site da Livraria Travessa.

Este é o terceiro livro do escritor publicado pelo selo Suplemento Pernambuco, que já editou “Genealogia da ferocidade” (2017), “Uma literatura nos trópicos” (2019) e agora “Fisiologia da composição”.

O livro está focado na leitura de dois grandes nomes: Graciliano Ramos, em que faz uma imersão em “Memórias do Cárcere”; e Machado de Assis, com “Memórias póstumas de Brás Cubas” e “Esaú e Jacó”.

Silviano desenvolveu uma narrativa sofisticada, tendo como princípio a ideia de tematização do corpo do autor como algo a ser analisado na literatura. Em “Memórias do Cárcere”, Graciliano vai trazendo a própria decadência física, os remédios que é obrigado a tomar na prisão. É uma ideia de como o corpo aparece na obra.

Na leitura que faz de Machado, o ensaísta e crítico literário aborda o conceito de defunto autor, um autor sem corpo. Destaca que Machado de alguma forma também trouxe para seus romances a ideia de que seus personagens apresentam males como herpes ou síncopes, um problema que ele mesmo sofreu nas crises epiléticas e desmaios, uma delas registrada publicamente.

“Graciliano Ramos e Machado de Assis são duas obsessões constantes na obra de Silviano. E ao voltar para esses autores, justamente no momento em que o seu primeiro grande romance, Em liberdade, completa 40 anos, com Fisiologia da composição Silviano Santiago mostra porque é um dos nossos ensaístas mais inovadores”, analisa o editor  Schneider Carpeggiani.

Em liberdade, citado por Schneider, o autor escreve um diário apócrifo de Graciliano Ramos na cadeia, um ensaio ficcional em que assume a personalidade do escritor alagoano. Na “Fisiologia da composição”, Silviano se aprofunda ainda mais em “Memórias do Cárcere”, “Memórias Póstumas de Brás Cubas” e “Esaú e Jacó”, assim como no seu primeiro romance.

A professora titular da teoria da literatura na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Eneida Maria de Souza, apresenta Fisiologia da composição como obra-prima. “Refazer os bastidores da criação literária e o percurso acadêmico como linhas paralelas que se encontram revela-se inusitado se inserido no atual momento da literatura brasileira. O relato de obra e vida estampado neste livro de Silviano Santiago, Fisiologia da composição, encena a homologia entre escritor e crítico, vocação ficcional de tornar o ensaio teórico em ‘grafia-de-vida’, sem romper com o distanciamento autoral. Inscrito na linhagem de autores cujo produto ignora a facilidade, assume o diálogo com Edgar Allan Poe, “Filosofia da composição” pelo grau de semelhança e diferença entre gênese e criação. O livro reforça a leitura do corpo como metáfora, no intuito de revitalizar procedimentos escriturais presentes tanto nas obras revisitadas quanto na enunciação narrativa do ensaio”, analisa.

Serviço
Live-aula sobre o livro Fisiologia da composição – Gênese da obra literária e criação em Graciliano Ramos e Machado de Assis, com mediação de Schneider Carpeggiani
Quando: 18 de fevereiro, às 19h, no canal da Cepe no YouTube (bit.ly/canalcepe), com o autor Silviano Santiago e mediação do editor do selo Suplemento Pernambuco, da Cepe Editora, Schneider Carpeggiani
O livro autografado pelo autor estará à venda no site da Livraria Travessa por R$ 51 com entrega em todo o Brasil, através do link bit.ly/36VeRVJ

< voltar para Literatura