Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Laboratório de Antropologia Visual da UFPE integra-se à 15ª Semana do Patrimônio Cultural

O Laboratório de Antropologia Visual (LAV), do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPE, integra-se à programação da 15ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco, com a mesa “Museu Suape: Acervo, Imagem e Memória”, que propõe debater, a partir da experiência das ações do Museu Suape, a relação entre a produção audiovisual (guarda e difusão) e a produção de narrativas imagéticas e memória. O evento ocorre nesta quinta-feira (18), a partir das 15h, no LAV, localizado no NIATE CFCH/CCSA. Na atividade, com mediação de Júlia Morim e Walter Andrade, o professor Alex Vailati abordará o Museu Suape, as doutorandas em Antropologia Polly Cavalcanti e Maíra Acioli compartilham informações sobre o processo de catalogação na pesquisa e da Suape pré-portuária.

Promovida desde 2008 pela Secretaria de Cultura de Pernambuco e Fundarpe, a 15ª edição da Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco, tem como “tema Patrimônio Cultural: Resistências e Perspectivas”, e pretende abrir um amplo diálogo sobre as políticas públicas para o patrimônio cultural, que contemplem a diversidade, as resistências históricas e as novas formas de existência inseridas neste complexo contexto pandêmico e pós-pandêmico.

O Museu Suape configura-se como um conjunto de ações realizadas pelo Departamento de Antropologia e Museologia da UFPE, no território de Suape. Iniciado com o projeto “Tenda Itinerante”, desenvolvido devido ao vazamento de óleo no litoral nordestino e com o “Projeto SUAPE: outras narrativas e memórias”, voltado para salvaguarda e memória das imagens sobre o lugar, o Museu vem desdobrando-se em diversas ações. Uma delas, o projeto “Crônicas de uma transformação: preservação do acervo fílmico sobre a construção do Porto do Suape”, uma ação de salvaguarda do patrimônio audiovisual pernambucano, por meio da digitalização, publicação, divulgação e difusão do acervo de filmes sobre a construção do Porto do SUAPE sob guarda do Museu da Imagem e do Som de Pernambuco (MISPE), recebeu 7º Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho, na categoria Acervos Documentais e Memória Cultural.

A continuação das atividades se darão por meio do projeto guarda-chuva “Descolonizando Infraestruturas: Uma etnografia imagética do Porto de Suape”, financiado pelo CNPq (Edital Universal 2021), que visa propor uma análise das transformações infraestruturais, a partir dos inúmeros artefatos imagéticos e sonoros que foram produzidas ao longo dos últimos cinquenta anos para e em consequência da construção do Porto, explorando em paralelo como a infraestrutura portuária transformou o imaginário das comunidades envolvidas, suas percepções do futuro e suas temporalidades. Mais informações: museusuape@ufpe.br.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

Quinta-feira (18 de agosto)
Das 15h às 17h – Debate – Museu Suape: Acervo, Imagem e Memória
Mediação: Júlia Morim (PPGA/UFPE) e Walter Andrade (PPGA/UFPE)

- O Museu Suape – Alex Vailati (DAM/PPGA/UFPE)
- O processo de catalogação no projeto “Crônicas de uma transformação: preservação do acervo fílmico sobre a construção do Porto do Suape” – Polly Cavalcanti (PPGA/UFPE)
- Suape antes do Porto – acervo, memória e história – Maíra Acioli (PPGA/UFPE)

A atividade do Laboratório de Antropologia Visual [LAV] da UFPE na 15ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco acontece no próprio LAV, a sala 103 do NIATE [CFCH | CCSA], dentro da UFPE. O prédio fica no gramado em frente ao Colégio de Aplicação.

< voltar para home