Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

15ª Semana do Patrimônio celebra participação da sociedade com atividades presenciais

Promovido pela Secult-PE/Fundarpe entre os dias 15 a 31 de agosto, evento contou com 209 atividades promovidas em 31 municípios pernambucanos

Jan Ribeiro/Secult-PE - Fundarpe

Jan Ribeiro/Secult-PE - Fundarpe

A conferência de abertura, no dia 15 de agosto, reuniu um público com discussões bastante relevantes sobre a temática do patrimônio material e imaterial numa perspectiva mais inclusiva

Com o tema “Patrimônio Cultural: Resistências e Perspectivas”, a 15ª edição da Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco, um dos eventos estaduais sobre a preservação do patrimônio cultural, mobilizou em 2022 um importante público interessado na salvaguarda do patrimônio cultural. Após dois anos sendo realizada totalmente em plataformas digitais, entre os dias 15 a 31 de agosto o evento promoveu o retorno das atividades presenciais em 31 municípios pernambucanos. Dentre as 209 ações, foram promovidas exposições, lançamento de livros, oficinas, palestras, rodas de diálogo, seminários e visitas guiadas. Clique aqui e confira a programação completa.

As atividades nos 31 municípios pernambucanos mobilizaram um público significativo de pessoas interessadas em debater e buscar novas possibilidades de parcerias entre os entes públicos, privados e a sociedade.

Danilo Souto Maior / Secult PE - Fundarpe

Danilo Souto Maior / Secult PE - Fundarpe

Edição do Outras Palavras com o Jogo do Patrimônio reuniu cerca de 450 alunos de escolas públicas no EREM Nóbrega, no Recife

“Para nós da Secult-PE/Fundarpe realizar mais uma edição da Semana do Patrimônio foi mais um motivo de orgulho e sentimento de dever cumprido. Conseguimos mobilizar um grande número de pessoas dos mais diversos segmentos da sociedade com o objetivo de refletir e discutir questões que consideramos fundamentais para a preservação e salvaguarda do patrimônio cultural de Pernambuco”, destaca Renata Echeverria, coordenadora da Semana do Patrimônio Cultura.

Um dos municípios participantes da programação foi o Brejo da Madre de Deus, com apoio da Casa de Câmara e Cadeia. “Tivemos durante a programação uma série de palestras, recitais rodas de conversas e poesia e exibição do documentário sobre J. Borges, Patrimônio Vivo de Pernambuco. Contamos também com várias apresentações culturais com participação de alunos de escolas da região. Encerramos o evento com uma belíssima apresentação do espetáculo Folia de Papangu, do grupo Papanguarte, apresentado em praça pública”, detalha Mônica Mendonça, gestora da Casa de Câmara e Cadeia de Brejo da Madre de Deus.

Monica Mendonça/Divulgação

Monica Mendonça/Divulgação

Um dos municípios participantes da programação foi o Brejo da Madre de Deus, com apoio da Casa de Câmara e Cadeia

Para Renata Echeverria, o retorno das atividades presenciais e o resultado das discussões promovidas foram bastante positivos. “Depois de dois anos realizada totalmente em plataformas digitais, finalmente conseguimos retornar as atividades da Semana de forma presencial. A conferência de abertura, no dia 15 de agosto, reuniu um público com discussões bastante relevantes sobre a temática do patrimônio material e imaterial numa perspectiva mais inclusiva. Outra ação foi a celebração do Dia Nacional do Patrimônio Histórico, no 17 de agosto, que aconteceu no Teatro de Santa Isabel, e reuniu os dez novos Patrimônios Vivos de Pernambuco para a diplomação, bem como os seis vencedores da 7ª edição do Prêmio de Ayrton Almeida de Carvalho”, pontua a gestora.

Dentre outros destaques da programação, no dia 20 de agosto cerca de 60 estudantes e professores dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Arqueologia, Gestão Ambiental, História, Museologia e Turismo, que apresentaram projetos de conclusão de curso voltados para a preservação do patrimônio. “O sexto encontro teve tanto êxito que a ideia é abrir um chamamento público no próximo ano para incluir os participantes interessados”, revela Renata Echeverria.

Jan Ribeiro/Secult-PE - Fundarpe

Jan Ribeiro/Secult-PE - Fundarpe

Outra ação foi a celebração do Dia Nacional do Patrimônio Histórico, no 17 de agosto, que aconteceu no Teatro de Santa Isabel, reuniu os dez novos Patrimônios Vivos de Pernambuco para a diplomação, bem como os seis vencedores da 7ª edição do Prêmio de Ayrton Almeida de Carvalho

Na edição do Outras Palavras dentro da programação, o Jogo do Patrimônio, atividade com recursos de educação patrimonial, reuniu cerca de 450 alunos de escolas públicas no EREM Nóbrega, no bairro da Encruzilhada, no Recife. Já as Jornadas do Patrimônio alimentar, que aconteceram nas Faculdades Senac e Uninassau, reuniu mais de 170 pessoas dos cursos de Gastronomia aqui no Recife.

Além disso, no dia 19 de agosto, o Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco (CEPPC/PE) mobilizou 19 representantes de institutos históricos numa reunião solene na Academia Pernambucana de Letras, uma atividade que levou à construção do diálogo entre as instituições ligadas ao patrimônio cultural.

“É de fundamental importância que as pessoas estejam conectadas ao Patrimônio Cultural na teia que fundamental chamamos de vida. A Semana do Patrimônio, agora, é política de estado e precisa ser pensada desde a sua concepção com toda a população. Uma conquista para os movimentos sociais, organizações da sociedade civil e gestores da cultura no estado de Pernambuco”, opina Cássio Raniere, vice-presidente do CEPPC/PE.

Jan Ribeiro/Secult-PE - Fundaroe

Jan Ribeiro/Secult-PE - Fundaroe

As Jornadas do Patrimônio alimentar, que aconteceram nas Faculdades Senac e Uninassau, reuniu mais de 170 pessoas dos cursos de Gastronomia no Recife

“Também destacamos a manutenção das nossas atividades on-line. Tivemos dois dias de apresentação de projetos do Funcultura ligados ao patrimônio e dos seminários de educação patrimonial. Ainda lançamos a sétima edição da Revista Aurora 463, um registro da Semana do Patrimônio realizada em 2021, que pode ser acessada no Portal Cultura.PE”, pontua a coordenadora da Semana, destacando que a oitava edição da Aurora 463 está em produção e tem previsão de lançamento para dezembro deste ano.

< voltar para home