Mostra do Museu do Trem sobre patrimônio ferroviário do estado desembarca na UFRPE
Visitação poderá ser feita a partir desta terça-feira (14) e até a próxima sexta-feira (17), das 9h às 20h, no Cegoe da UFRPE
Postado em: Fundarpe
Felipe Bessa/Secult-PE

A exposição foi desenvolvida com o apoio da Gerência Geral de Preservação do Patrimônio Cultural da Fundarpe, em 2022, e iniciou seu percurso na 22ª Fenearte
A exposição itinerante “Pare, Olhe, Escute: Os Caminhos do Patrimônio Ferroviário de Pernambuco” está de volta e ficará aberta ao público na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), durante o I Simpósio de Estudos sobre o Recife, evento promovido pelo Laboratório de Estudos sobre o Recife (RecLab). A visitação poderá ser feita a partir desta terça-feira (14) e até a próxima sexta-feira (17), das 9h às 20h, na Sala 30 do Centro de Ensino de Graduação (Cegoe) da UFRPE.
A mostra é uma ação do Museu do Trem do Recife/Estação Central Capiba, equipamento cultural gerido pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). A iniciativa tem o objetivo de levar o conteúdo deste museu para outros espaços de Pernambuco, contribuindo para a difusão e a preservação da memória e do patrimônio ferroviário do estado.
A exposição trata do universo dos bens vinculados ao patrimônio ferroviário em Pernambuco, e busca apresentar um pouco da história do transporte sobre trilhos, das práticas de preservação da memória ferroviária e os exemplos exitosos de preservação dos bens que compõem esse patrimônio no estado.
Desenvolvida com o apoio da Gerência Geral de Preservação do Patrimônio Cultural da Fundarpe, em 2022, a mostra iniciou seu percurso na 22ª Fenearte, no Centro de Convenções. Depois, seguiu para o 30º FIG, para a estação ferroviária do Cabo (durante a 15ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco) e para a estação ferroviária de Paudalho. A primeira parada da exposição em 2023 foi em Cortês, na Mata Sul.
Serviço:
Exposição Pare, Olhe, Escute: Os Caminhos do Patrimônio Ferroviário de Pernambuco
Terça (14) a sexta (17), das 9h às 20h
Cegoe da UFRPE (Rua Manuel de Medeiros, 36 – Dois Irmãos, Recife)
Entrada gratuita