Afetos deram o tom da segunda noite
Postado em: Fundarpe | Música | Pernambuco Nação Cultural | Secretaria de Cultura
Zé Cafofinho, Marcelo Jeneci e Fafá de Belém embalaram público de Taquaritinga do Norte
Por Raquel Holanda
A segunda noite do Palco Nação Cultural, em Taquaritinga do Norte, foi marcada pelas canções que falam dos afetos da vida cotidiana. Como a própria cantora Fafá de Belém disse: “Minha carreira foi feita por músicas que tocam o coração”. Estar perto do público para sentir o que ele sente é também a aposta de Marcelo Jeneci em suas composições. “A minha inspiração vem das pessoas que estão na rua, pegando o busão, o metrô, pessoas comuns que carregam uma beleza, carregam em si uma verdade.”
Ambos estiveram ontem (31/8) no palco da Praça Central Otto Sailer que, embalado por este clima, foi envolvido por uma multidão de apaixonados. A caruaruense Fernanda Xavier era uma delas. “As letras das músicas de Jeneci são tudo. Elas tiram o que tem escondido dentro do meu coração”, falou emocionada a jovem, enquanto acompanhava o show de seu ídolo.
Mas os afetos durante as apresentações foram além letras das músicas. Para os cantores de outros estados, se apresentar em solo pernambucano, por exemplo, remete a boas lembranças. Marcelo Jeneci disse que a relação com o Agreste pernambucano é de afeito familiar. “Minha infância, entre os 7 e 14 anos, foi marcada pelas férias que passava em Sairé, cidade de meu pai. Então, tocar hoje aqui é uma relação de querer chegar mais perto das pessoas daqui, conhecer suas sentimentos”, disse.
Já para a cantora Fafá de Belém, Pernambuco é um estado que a revelou uma redescoberta da música. “Há dois anos, passei um Carnaval no Recife e isso mexeu comigo, senti uma vontade de voltar a produzir. Então, reencontrar Pernambuco pra mim foi reencontrar um Brasil que existe, e que é forte e real”, falou Fafá de Belém, que desde então tem trabalhado num novo álbum, previsto para ser lançado em março de 2013.
Pernambuco
Na abertura dos shows da noite, Zé Cafofinho fez sua estreia no Festival Pernambuco Nação Cultural, que percorre todas as regiões pernambucanas. O cantor ressaltou a importância de se descentralizarem as ações de cultura. “Fomentar o mercado do estado além do Recife e Olinda é maravilhoso. Descentralizar os eixos dos mercados é importantíssimo para a música pop, para a música que eu faço chegar ao interior”, enfatizou.
Na programação do FPNC, a noite deste sábado (1/9) será de homenagem a Luiz Gonzaga. Confira o que aguarda o público de Taquaritinga a partir das 22h:
Sábado, 1/9
- Forró do Bardigão
- Fabiana Pimentinha
- Josildo Sá
- Projeto Viva Gonzagão: Santanna, Petrúcio Amorim, Cristina Amaral, Nádia Maia, Cezzinha, Roberto Cruz, Rogério Rangel, Terezinha do Acordeon, Benil e Dudu do Acordeon
Todas as apresentações têm acesso gratuito. Taquaritinga do Norte fica no Agreste Setentrional, assim como as demais quatro cidades que integram o festival na região, em 2012.



