Ana Lira lança seu Voto no Iraq
Fotografias do livro, que será lançado neste sábado (6), integram a parte da 31ª edição da Bienal de Arte de São Paulo
Postado em: Artes Visuais
Depois de ter participado da 31ª edição da Bienal de Arte de São Paulo, a fotógrafa pernambucana Ana Lira lança sábado (6), às 16h, no Iraq, seu mais novo livro Voto. Iniciado há dois anos, durante o projeto do filme coletivo Eleições: Crise de Representação, a publicação propõe uma reflexão sobre o os discursos criados pelos rasgos, escritos, colagens e manchas deixadas pela população e pela própria ação do tempo nos cartazes de propaganda política que ficam espalhados pelas paredes dos centros urbanos, em especial, do Recife.
A obra contém 62 páginas, com imagens do projeto e textos especialmente escritos para este trabalho por Marcelo Pedroso, Felipe Peres e Eduardo Queiroga. A edição é da própria Ana Lira, Gui Mohallem e da editora Pingado Prés, selo pelo qual a obra foi publicada. O projeto aborda os materiais de campanha dos candidatos, fazendo deles o foco de criação em suas fotografias. “As imagens para o projeto Voto, inicialmente, só seriam vistas no documentário Eleições: crise de Representação, mas, depois vimos mais tarde, que elas encarnaram vida própria como uma série fotográfica, mobilizada pela produção incessante de retratos políticos oficiais”, disse a autora. Os livros, impressos em tiragem numerada de cem exemplares, poderão ser adquiridos no dia do evento de lançamento por R$ 65,00.
Sobre a autora
Jornalista com especialização em Teoria e Crítica de Cultura, Ana Lira trabalha como fotógrafa independente. Suas áreas de interesse são: fotografia documental, reportagem fotográfica, editoração e música.
Serviço
Lançamento do livro Voto, de Ana Lira
Quando: sábado (6/12), às 16h
Onde: Bar Iraq (Rua do Sossego, 179, Boa Vista)
Quanto: acesso gratuito, mas os livros custam R$ 65,00


